Comércio

Dias das mães: setor de bares e restaurantes espera aumento de 30% no faturamento

Expectativa é de boa movimentação depois de dois anos sem comemorações fora de casa por conta da pandemia

Edilson Vieira Filipe Farias
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Edilson Vieira
Filipe Farias
Publicado em 06/05/2022 às 18:42
Reprodução/Instagram @vassouraquebrada
Restaurante em maior parte, mas também os bares devem receber muitas famílias no final de semana do Dia das Mães - FOTO: Reprodução/Instagram @vassouraquebrada
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A data que aquece o comércio em todo Brasil promete ser boa também para os bares e restaurantes. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a média de faturamento no setor para o final de semana do Dia das Mães deve aumentar em 30% nas principais capitais brasileiras (quando comparado a 2021) e se equiparar ao período pré-pandemia.

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades com as melhores expectativas, segundo a Abrasel. No Distrito Federal, a expectativa é de 60% de aumento na comparação com 2021. Em duas capitais do Nordeste, Fortaleza e Recife, a expectativa também é positiva e o setor espera 35% e 20% de aumento respectivamente sobre 2021. A comparação com 2019, último dia das mães antes da pandemia, também deve ser positiva. Em Belo Horizonte a expectativa é de 20% a mais do que o faturamento registrado em 2019. Em São Paulo e no Rio de Janeiro também há otimismo: a média de faturamento deve ser 15% maior em relação a 2019.

Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a expectativa de bom resultado é motivada pelo avanço da vacina e pelo fim das restrições impostas. “O dia das mães é o segundo melhor dia do ano em relação ao movimento nos restaurantes, ficando atrás somente do dia dos namorados. Este ano a gente está caminhando para o fim da pandemia. E o fim das restrições, somado à vacina, gera ainda mais confiança para consumidor, que deve voltar a encher as mesas dos restaurantes nessa data especial”, diz.

PERNAMBUCO

Para o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, há um incremento natural em todo o comércio com o Dia das Mães, incluindo o setor de alimentação fora do lar. "Na data específica do Dia das Mães a gente vê um fomento nos restaurantes, principalmente os a la carte e nos serviços de delivery. Já nos bares, o movimento no domingo é menor, em relação aos restaurantes, mas, no geral, a gente tem um incremento de 30% a 35% no movimento. 

A média de gasto depende do tipo de restaurante que a pessoa procura. "Se a gente falar em ticket médio, fica em torno de R$ 80 à R$ 100 por pessoa", definiu Tony Sousa.

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