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Procon constata que a maioria dos bancos não cumpre lei de tempo máximo de espera na fila

Procon de Pernambuco fiscalizou 18 agências bancárias para verificar se o tempo de atendimento aos clientes ultrapassava os 15 minutos

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Edilson Vieira

Publicado em 17/06/2022 às 15:13
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O Procon de Pernambuco fiscalizou um total de 18 instituições bancárias, entre os dias 10 e 15 deste mês, no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Goiana. O objetivo era verificar se estava sendo cumprida a Lei Estadual 16.559/19, que prevê o tempo máximo de 15 minutos para espera na fila, isso em dias considerados normais. Para os dias de pagamento de servidores e que antecedem ou sucedem feriados, a o limite é ampliado para meia hora. A maioria dos bancos visitada pelo Procon foi autuada por ultrapassar o tempo de espera para atendimento dos clientes.

PENALIDADES

Entre os bancos autuados estão: Itaú, de Afogados e de Prazeres; Caixa Econômica Federal da Boa Vista e Prazeres; Bradesco de Prazeres e de Goiana; e Santander de Goiana. As agências autuadas passam agora por um processo administrativo com garantia de ampla defesa, mas ficam sujeitas à multa.

A fiscalização ainda autuou duas agências no Recife pela falta de cartão de identificação de descontos antecipados, e falta de triagem antes de atendimento ao caixa.  "A fiscalização do Procon em bancos é para levar ao consumidor a garantia do limite no tempo de espera e de conforto em um serviço tão necessário no dia a dia do cidadão", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

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