COLUNA

Consumidor: Novo golpe do QR Code. Saiba como não cair

Fique atento a cartazes e panfletos de propaganda pedindo para você acessar mais informações através do QR Code.

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 09/08/2022 às 6:31
Notícia
X

Não falta criatividade para os criminosos aplicarem golpes digitais. Agora é o QR Code que está na mira dos bandidos.

O código gráfico que, na verdade, é um atalho para acessar páginas da internet, é muito utilizado por ser prático e rápido. Basta apontar a câmara do celular para o QR Code para que a leitura seja feita. É dessa rapidez que os golpistas se aproveitam para, através de um QR falso, desviar o consumidor para um link malicioso, que tanto pode roubar dados salvos do celular da vítima, ou conduzir para uma conta de PIX ou boleto cujo titular é o golpista.

Fique atento a cartazes e panfletos de propaganda pedindo para você acessar mais informações através do QR Code. O material pode ser falso, ou até verdadeiro, mas com um QR Code adulterado, em forma de adesivo, colado por cima do verdadeiro.

Material reciclável por desconto na conta de luz

O Projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco já concedeu mais de R$ 120 mil em descontos nas contas de energia, apenas em 2022. O valor é 180% superior ao mesmo período do último ano e foi obtido pelos clientes após eles entregarem aproximadamente 250 toneladas de materiais recicláveis nos pontos de coleta. A quantidade já está próxima de tudo que foi arrecadado em 2021, quando foram recolhidas 290 toneladas.

Varejo digital

Aos poucos, as maquininhas de pagamento estão dando lugar aos smartphones. A Ton, braço da Stone, criou uma maquininha virtual direcionado a microempresários e autônomos que funciona no celular do empreendedor. Aceita cartão de crédito e parcela as vendas em até 12 vezes. ampliada, incluindo as quatro principais bandeiras no país e aceita pagamentos parcelados em até 12x.

Mais um recorde de endividados

O percentual de famílias com dívidas a vencer cresceu 0,7 ponto percentual em julho, atingindo a marca recorde de 78% dos brasileiros. O aumento em relação a julho de 2021 foi de 6,6 pontos percentuais. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O total de famílias com dívidas ou contas em atraso ficou em 29% em julho, ante 28,5% em junho deste ano e 25,6% em julho de 2021. Quando o dinheiro está curto, planejamento e educação financeira devem entrar em ação.

Tags

Autor