ATENDIMENTO AO CLIENTE

Novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) vão ter efeito prático? Entenda

Entre as principais novidades, o consumidor agora poderá cancelar um serviço através até das redes sociais. Veja as regras

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 04/10/2022 às 2:00
Notícia
X

A lei que criou os SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é de 2008, e estava precisando mesmo passar por uma atualização. As novas regras começam a valer a partir desta segunda-feira (3) e pretendem melhorar a relação empresa-consumidor, beneficiando ambas as partes.

Entre as principais novidades, o consumidor agora poderá cancelar um serviço através de qualquer canal disponibilizado pela empresa para fazer a contratação, até pelo WhatsApp, chatbot, aplicativos ou redes sociais. 

As empresas poderão continuar oferecendo atendimento telefônico 24 horas por dia, mas será obrigatório o atendimento humano por, pelo menos, oito horas por dia.  A demanda agora deve ser respondida em até sete dias úteis (antes o prazo era de cinco dias). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai criar uma ferramenta de acompanhamento da eficiência do SAC das empresas em resolver os assuntos. O ranking de eficiência será divulgado uma vez ao ano.

Outra mudança importante é que uma cobrança não reconhecida pelo consumidor deverá ser suspensa no momento em que ele comunica o problema ao SAC, independente do tempo da análise da empresa. Se a dívida realmente existir, a empresa pode fazer a cobrança depois. 

Os SACs estão obrigados a informar o tempo de espera para que o consumidor seja atendido, e ainda disponibilizar a gravação entre o consumidor e a empresa em até cinco dias corridos, a partir da solicitação.  

Outra mudança importante é que o consumidor não precisa digitar o número do CPF para ser atendido, como muitas empresas exigem. A nova regra diz que os dados só serão fornecidos se o atendimento for feito por uma atendente humano.

As novas regras deem ser cumprida por prestadores de serviço, como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel, além de empresas de TV por assinatura. O consumidor que tiver problemas com o SAC da empresa deve procurar o Procon, agências reguladoras do setor, ou registrar queixa no site consumidor.gov.br.  

Prazo para energia solar sem taxa extra

Quem pretende instalar sistemas de energia solar em residências e empresas têm até 6 de janeiro do ano que vem para viabilizar o sistema fotovoltaico antes das mudanças de regras aprovadas pelo Congresso Nacional.  Após esta data, a lei prevê que novas conexões terão uma cobrança sobre a energia gerada a mais e que é injetada na rede elétrica. 

Loja da Neoenergia com atendimento digital

A Neoenergia Pernambuco inaugura, nesta terça-feira (04), no bairro do Pina, no Recife, a sua primeira loja de atendimento do modelo "prime" no Brasil. Com foco na inclusão dos clientes no ambiente digital, o novo espaço conta com uma infraestrutura tecnológica para, segundo a Neoenergia, as pessoas tenham uma experiência de atendimento diferenciada e comecem a ter os primeiros contatos com as mais de 50 possibilidades de interações digitais oferecidas pela empresa. O novo espaço funciona na Avenida Conselheiro Aguiar, 510, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.

Inflação da Copa do Mundo pode impactar a festa do torcedor

Pesquisa da XP mostra que torcer em 2022 está 100% mais caro que na última Copa. O levantamento indica que os itens mais consumidos durante o período como cerveja, carnes e televisores, chegaram a dobrar de preço. Registrando inflação de dois dígitos desde 2018.

Para assistir ao jogo, como a grande maioria dos torcedores não irá até o Catar em novembro, a televisão é quase indispensável. E se o brasileiro quiser trocar a TV por um modelo maior ou melhor, deve desembolsar em média 17% mais que em 2018. Se a ideia é fazer um churrasco para acompanhar o jogo com a família e amigos, o torcedor brasileiro vai desembolsar em média 80% mais para comprar a carne, 18% para cerveja e 24% para o refrigerante e a água.

"O aumento no valor de mercado do primeiro item está associado a uma maior demanda global após a recessão provocada pela crise da pandemia. Além disso, a alta das exportações, e a elevação dos custos de grãos e queda da área de pastagens com a crise hídrica de 2020/21. Já a cerveja e o refrigerante, em paralelo, tiveram alta relevante de custos, especialmente por conta das embalagens, com cotação em dólar", afirma Paulo Pereira Filho, líder regional da XP em Pernambuco.

Para aqueles que preferem acompanhar os jogos fora de casa, num bar, por exemplo vai ser preciso  gastar cerca de 15% a mais para comprar a cerveja e mais 20% para água e refrigerante. "Neste caso, a inflação é levemente menor se fizermos um comparativo em relação à compra no supermercado. No entanto, vale lembrar que, de maneira geral, consumir fora do domicílio acaba sendo, em média, 15% mais caro", ressalta o líder da XP.

Para quem faz questão de torcer uniformizado, para ter a camisa oficial da Seleção Brasileira você vai desembolsar  cerca de R$ 350, superando em 40% o valor pago em 2018, e bem acima da inflação acumulada no período (26,8%). 

Se além de comemorar você quiser participar da tradição de trocar figurinhas com os amigos em busca de completar o Álbum da Copa, os preços podem assustar: o álbum oficial (versão tradicional) subiu 16,5%, enquanto o pacote com cinco figurinhas dobrou de preço (variação observada também em relação à última Copa).

Tags

Autor