DINHEIRO

Tire essas despesas da sua vida a partir de agora!

Tem detalhes da vida financeira que não precisa ser expert para saber, mas, apesar disso, a maioria ignora, uns dizem que não tem tempo, outros simplesmente deixam para depois, dizem que dá trabalho ou mesmo nunca abriram o olho para tapar certos buracos que afundam o orçamento e nem percebem

Leandro Trajano
Cadastrado por
Leandro Trajano
Publicado em 23/01/2022 às 0:00 | Atualizado em 10/02/2022 às 19:17
PIXABAY
EMPRESAS Para 79% dos ouvidos, tudo é monitorado - FOTO: PIXABAY
Leitura:

Tem detalhes da vida financeira que não precisa ser expert para saber, mas, apesar disso, a maioria ignora, uns dizem que não tem tempo, outros simplesmente deixam para depois, dizem que dá trabalho ou mesmo nunca abriram o olho para tapar certos buracos que afundam o orçamento e nem percebem.

E vale o olhar, a atenção, afinal, poupar algo mais pode ajudar bem e no fim do ano, para muita gente, faz toda a diferença, você sabia? O seu dia a dia pode estar comprometido com despesas que tem diferentes possibilidades de reduzir ou mesmo cortar, isto é, são mesmo dispensáveis. E reforço: de pouco em pouco que você poupa, faz a diferença mesmo, mês a mês, ano a ano, o negócio acontece, por isso anota as oportunidades que trago na sequência!

Por exemplo, os aplicativos de delivery são práticos, ótimos, mas você não precisa pedir sempre, é importante equilibrar, às vezes, vale organizar o preparo em casa, reunir a turma na cozinha e ser criativo com os ingredientes da casa para ter uma boa refeição, viver bons momentos. E não estou dizendo aqui que é para deixar de pedir, claro, também gosto e tem momentos que não tem nada melhor que pedir mesmo, mas é importante dosar, equilibrar, pois tem muita gente se surpreendendo com a fatura do cartão e fazendo a conta dos deliveries na hora do susto no fechamento do cartão. Já quem tem o hábito de checar as parciais, consegue pisar no freio e se antecipar, então já vai outra dica: uma vez por semana, abra o aplicativo do seu cartão e acompanhe como está a parcial da fatura.

Olho no cheque especial, parece mentira, mas muita gente o usa como extensão do salário, isso faz sentido? Pois é, acredite, tem gente que anda sem freio e quando o dinheiro acaba, segue vivendo o mês com total tranquilidade e pisando firme no consumo, nas despesas, se enfiando no cheque especial e também empurrando as contas no cartão de crédito. Essa é a ponta do iceberg, que evidencia uma falta de controle maior e problemas que podem se multiplicar. Maior parte das pessoas que estão endividadas, tem um cartão de crédito que não é usado da forma adequada, e tantos outros que fazem o mesmo com o cheque especial.

Parece clichê, mas vale lembrar sempre: é importante viver de acordo com o seu padrão de vida, pois o que vemos é que, com a vida de novela das redes sociais, muita gente eleva o padrão, mais preocupado com o que quer passar para os outros do que com o que quer viver e faz bem de fato. Diante disso, muitos se jogam nas despesas que vão além da sua capacidade financeira, mais uma vez o equilíbrio é essencial, se guiar pelo que está dentro de sua realidade financeira, e não pela das pessoas que se deseja conviver ou, mais uma vez, pelo que se quer mostrar nas redes sociais.

E já que falei em aplicativos antes, volto para eles aqui. Sabe aquela assinatura que você tem e não usa? Seja de um jornal, de um aplicativo, um streaming? Se você não usa, faz sentido estar pagando? Então, chegou a hora de cancelar! Não deixe para depois, pegue a fatura do seu cartão de crédito e revise isso com carinho, tome suas decisões e tire essas despesas da sua vida a partir de agora!

Evite as compras por impulso e, para isso, duas dicas podem contribuir muito. Dependendo do lugar que você vai, não leve o cartão de crédito, e também não deixe ele salvo no seu celular ou em aplicativos de compra, tudo isso ajuda a conter o impulso e te permite refletir um pouco mais. E não vou parar por aqui, veja se você está pagando a anuidade do cartão de crédito e, se tiver, quanto isso custa ao ano? Lembre-se: caso não esteja na fatura do seu cartão esse mês, não quer dizer que você não está pagando, é possível que ela esteja sendo lançada por alguns meses do ano "apenas". Hoje em dia, tem muitos cartões sem anuidade, ou mesmo a possibilidade real de você ligar e negociar ou zerar a do seu cartão atual. Vamos mais? Tarifa de manutenção de conta bancária! Lembro que ela não é obrigatória na conta pessoa física, isso mesmo, você tem a possibilidade real, o direito de ter a conta no banco sem precisar pagar a tarifa mensal para isso, como já trouxe aqui num outro dia. Pois é, oportunidades não faltam, é estar de olho e dedicar um tempinho para cuidar da sua saúde financeira.

Aproveite algumas das ideias que você viu aqui e vá além, revise também o extrato da sua conta do mês passado e desse até aqui e tente reconhecer as suas despesas, não ignore os pequenos valores, as pequenas despesas, lembre-se sempre que pequenos buracos afundam grandes navios, e o orçamento de muitas pessoas também.

Abraço e até a próxima!

 

Comentários

Últimas notícias