Dinheiro

Você pode pagar menos na conta do celular

No Brasil, é recente o perfil em que os usuários de muitos países já vivem há mais de uma década, sem ter restrições em relação a ligar para uma operadora ou estado diferente

Leandro Trajano
Cadastrado por
Leandro Trajano
Publicado em 20/02/2022 às 13:00
Tânia Rêgo/Agência Brasil
É possível economizar na conta de telefone com pequenas mudanças - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

Certamente, você reconhece que o Brasil é um país evoluído para algumas coisas, mas bem atrasado em outras. É modelo no formato da tecnologia das eleições na concepção de votação e apuração, estando muito à frente de vários países de primeiro mundo, mas se, falarmos em telefonia móvel, em relação ao 5G e ao ritmo lento para despontarmos como fornecedores dessa tecnologia, no momento não passa de um sonho distante. Assim como nas formas de cobrança, serviço e tudo o que pagamos em relação à telefonia celular, a verdade é que nosso cenário não é dos melhores.

Quem tem mais de 30 anos, certamente, já se deparou com alguma dessas situações: ouvir o celular tocar e, antes de atender, desligarem, receber uma chamada a cobrar, uma mensagem pedindo que retorne ou que o crédito acabou e pedindo para ligar de volta. Sim, são meios de quem está do outro lado pode ter encontrado para poupar, mas não são nada amigáveis. De modo geral, isso é coisa do passado, pois ligação já não tem um custo alto no plano da maioria das pessoas, o que tem peso de ouro hoje é o acesso ao pacote de dados, internet. Algo que pode ser bem equilibrado e utilizado, sobretudo por aquelas pessoas que passam maior parte do tempo em ambientes com Wi-Fi, não é mesmo?

No Brasil, é recente o perfil em que os usuários de muitos países já vivem há mais de uma década, sem ter restrições em relação a ligar para uma operadora ou estado diferente, roaming e mais pontos que por muito tempo custavam bem caro por aqui, e ainda hoje, surpreende uma ou outra pessoa que viajou e se assustou com o valor da conta.

Por isso, trago aqui alguns pontos essenciais para que você tenha uma conta mais enxuta, adequada e que caiba no seu bolso sem maiores problemas e privações de uso, pois acredite, frequentemente ainda vejo pessoas com a conta mais cara, sendo que a maioria delas não precisaria pagar mais caro, por isso vale observar ponto a ponto.

1) Identifique o seu perfil de consumo

Para se assegurar de que isso está bem, você pode puxar as últimas três contas e se certificar da média de consumo do pacote de dados que você tem, observando esse consumo em gigas utilizados por mês (faça uma média). Vi muitos casos de pessoas que tem mais gigas contratados do que a média que consome. Fique de olho nisso, pois é como se você pedisse uma pizza de 10 fatias e comesse apenas cinco ou seis, e repetisse isso todo mês, faz sentido? E, claro, observe também se você tem um plano contratado com uma quantidade abaixo da sua média de consumo, o que pode te trazer um custo adicional alto frequente por estourar o pacote de dados, por exemplo, e ter que contratar todo mês um adicional. Por fim, se você viaja com frequência, observe como isso pode impactar a sua despesa e adeque o serviço a sua real necessidade, ao seu perfil de usuário.

2) Escolha o pacote mais adequado ao seu perfil, pesquise bem

Com base no seu perfil, você saberá a sua demanda por dados, isto é, a média de gigas de internet que você consome por mês. Hoje em dia, minutos é dor de cabeça para poucos, pois os planos, de modo geral, têm minutagem livre. Se você tem um plano antigo observe isso, pois pode estar te custando mais. De acordo com isso, você tem uma base para identificar o pacote médio ideal para você, fale com a pessoa de sua operadora, apresentando o seu perfil de consumo e questionando sobre a oferta deles que melhor se encaixa com isso.

3) Operadoras e Promoções

Com base no seu perfil e no pacote que te atende, levante informações, vá a duas ou três operadoras e veja o pacote mais perto das suas necessidades, do que se viu no item 2 acima, em relação ao que é mais adequado para o seu perfil em termos de consumo. E você pode comparar com o plano de outras operadoras, claro. Analise a qualidade do serviço dela na sua região e avance.

Não se apegue a uma determinada operadora, seja coerente com sua necessidade e o melhor custo-benefício encontrado. De tempos em tempos, veja se vale mudar ou não de operadora, sempre de olho nas promoções que são constantes. Porém, se for mudar, procure saber antes se não tem algum contrato de fidelidade vigente na atual, alguma multa em questão.

4) Plano Controle

Alternativa interessante para quem não quer ter surpresas ou costuma receber contas sempre acima do valor médio do pacote contratado e que por outro lado não quer utilizar o pré-pago. Neste tipo de plano, você tem um pacote pré-contratado que, quando consumido em sua totalidade (mensal), para seguir usando é necessário adicionar um valor extra de crédito. A vantagem, reforço, é que você não tem surpresas na conta.

 

Fernando Frazão/Agência Brasil
Você sabe tudo que seu plano de telefonia oferece? - Fernando Frazão/Agência Brasil

5) Pré-pago

Boa opção para quem não faz muitas ligações, para quem recebe mais, usa a internet através do Wi-Fi e de forma mais básica, sem baixar vídeos ou músicas com frequência. Se uma ou duas recargas de baixo valor no mês te atendem, e tens o perfil de usuário deste item, vale analisar e considerar esta opção. Mas se você, hoje, tem o pré-pago e faz várias recargas por mês, perde tempo com isso, provavelmente, seria beneficiado com o Plano Controle, por exemplo. Cuidado para não estar se iludindo com o pré-pago e gastando mais do que muita gente que tem conta.

6) Plano família ou empresarial

De acordo com o seu perfil, família, empresa e de usuário conforme explorado acima, um desses planos pode se encaixar muito bem, sendo bem vantajoso, vale considerar. Pesquise, veja as opções oferecidas pelas operadoras, negocie, existe essa possibilidade, mas muita gente só escuta e não tenta articular, negociar.

7) Ter chip de várias operadoras não te ajuda a economizar

Isso é coisa do passado, em termos de consumo e economia. Algumas pessoas ainda têm isso devido à qualidade do serviço oferecida em diferentes lugares, mas se a ideia é economizar, muita atenção. Além de que não é nada prático.

8) Use e abuse das redes Wi-Fi

Procure ter o acesso automático à rede Wi-Fi dos lugares que você vai com frequência, pois, estando nelas, você consegue uma boa economia no seu pacote de dados. Se quiser ter certeza que mesmo estando no ambiente Wi-Fi seus dados não estão sendo consumidos, desligue o uso de dados.

9) Ao viajar para fora do país, lembre...

Ao realizar viagens internacionais, ligue antes para sua operadora e verifique quais serviços ela oferece para você durante este período. Muitas operadoras já têm pacotes ou serviços muito atrativos, que te permitem usar o celular de forma prática, similar ao dia a dia aqui e sem pesar muito no bolso.

E se você recebe a conta mensal, não esqueça de verificar sempre o que está sendo cobrado, além de poder observar se o seu perfil de consumo mudou, não é difícil encontrar cobranças indevidas, lançadas de forma equivocada ou misteriosa. Não custa nada cuidar do que é seu e entender bem o que está sendo cobrado!

Abraço e até a próxima!

 

Fernando Frazão/Agência Brasil
Você sabe tudo que seu plano de telefonia oferece? - FOTO:Fernando Frazão/Agência Brasil

Comentários

Últimas notícias