Educação Financeira

Como anda a vida financeira a dois por aí?

Você que acompanha o meu trabalho mais de perto, seja por aqui ou em alguma das minhas redes sociais, ou mesmo na mídia, sabe que gosto de falar também sobre finanças para casais

Imagem do autor
Cadastrado por

Leandro Trajano

Publicado em 03/05/2022 às 16:45
Notícia
X

Você que acompanha o meu trabalho mais de perto, seja por aqui ou em alguma das minhas redes sociais, ou mesmo na mídia, sabe que gosto de falar também sobre finanças para casais. Na verdade, cerca de 50% dos meus clientes são casais, e falar de dinheiro, de planejamento financeiro a dois, apesar de ser algo bem prazeroso para mim, é um grande desafio para a maioria dos casais.

Não é à toa que o dinheiro há anos, e não só no Brasil, está entre os dois principais motivos para o fim do relacionamento, e não é só quando o dinheiro é pouco, nos casos de fartura também, traz divergência de ideias e planos, o que termina desgastando o relacionamento e fazendo com que o desalinhamento leve a caminhos opostos.

Naturalmente, a falta de dinheiro, a escassez que inviabiliza a realização de planos, ideias, sonhos faz com que a situação se agrave, afinal, é desafiador perceber que o tempo passa, mas as coisas não acontecem e que as opiniões divergem. O cenário é ainda mais caótico quando o casal tem duas pessoas de perfis diferentes, um poupador e o outro gastador. Quando o poupador consegue trazer o gastador para seu lado, excelente, mas quando o que acontece é o contrário, e com isso o desequilíbrio toma conta, estremece tudo, a autoestima do casal, o bem-estar, a percepção quanto ao outro e mais uma vez a palavra que direciona para o enfraquecimento da relação é o desgaste, mais brigas, desentendimentos e o agravamento do cenário.

Costumo dizer que para a vida financeira a dois, não tem uma fórmula secreta, mas tem algumas dicas que podem ajudar bastante no sentido de equilibrar o relacionamento no âmbito financeiro.

O assunto precisa fazer parte das conversas, e se no começo sempre trouxer brigas, comecem aos poucos, de leve, e saiba escolher o melhor momento. Se esse momento não chegar, puxe a conversa a fim de combinar para falar sobre o tema e aos poucos engrena, ter algum clima mais acalorado em algum momento faz parte, ser sempre assim que não é saudável para vocês. Ser transparente e falar a verdade é essencial, não vale sair ocultando, escondendo, desde um cartão de crédito extra, investimentos ocultos ou mesmo dívidas. Procurem conversar sobre os sonhos, os planos, viagens, aposentadoria, fase que pretendem desacelerar, e mais ideias, a fim de alinhar o que desejam e as prioridades.

Se você conversar sobre finanças com alguns casais mais próximos, o que ainda é um tabu para a maioria, vai perceber que existem várias formas de gerir a vida financeira a dois. Existem casais que reúnem tudo o que ganham e utilizam a mesma conta para o dia a dia deles, outros casais que dividem tudo pela metade e cada um paga uma parte igual de cada despesa, outros que dividem as despesas de forma proporcional ao que cada um ganha. Gosto desse formato que é o que chamo de 70/30, ou seja, cada um paga o percentual de cada despesa de acordo com o percentual que sua renda representa no todo familiar. Se ganha 70% da renda da casa, paga 70% das despesas e o outro paga os 30% das despesas, que é o equivalente à renda que gera. Mas claro, não precisa também fazer isso em cada ponto, dividindo cada conta exatamente assim, pode fazer a divisão de forma aproximada, onde um paga o condomínio, o outro a feira, o combustível, de forma que se equipare.

E tem também aqueles que dividem as contas e não falam mais do assunto, nem mesmo para atualizar o cenário. Se a divisão e ajustes foram feitos há anos, o cenário pode ter mudado e ser coerente uma atualização, porém, o assunto é blindado, se evita, pois, no geral, tem casais que quando falam a respeito, a confusão começa.

Qual a forma certa de gerir a vida financeira a dois, então? Costumo dizer que não tem forma certa, tem a forma que dá certo, e isso depende de cada casal. Portanto, tenham tranquilidade na decisão a tomar, não sigam padrões que talvez não se adequem a sua realidade, conversem, experimentem, decidam e, claro, procurem manter o assunto na pauta, de forma que não seja um tabu, isso certamente ajudará na longevidade do relacionamento de vocês.

Abraço e até a próxima!

Tags

Autor