COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Para ter acesso ao cartão de inscrição do Enem, candidato deve se cadastrar em portal do governo. Saiba como

Documento será liberado nesta terça-feira (05) pelo Inep. Cartão contém local em que o candidato fará as provas do Enem neste mês de janeiro ou em fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/01/2021 às 18:42 | Atualizado em 04/01/2021 às 19:05
Notícia
X

A 14 dias para aplicação das primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os 5.783.357 inscritos saberão, a partir desta terça-feira (05), os locais em que farão a avaliação, prevista para 17 e 24 de janeiro no modelo impresso e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. O prédio que cada candidato deverá se dirigir será informado no cartão de inscrição. Mas para conferir o cartão é necessário antes se cadastrar no portal do governo federal

Para criar a conta do site do governo, o candidato tem a opção de escolher acessar usando seu CPF ou por meio de validação facial, de cadastro em bancos credenciados, internet banking e certificado digital. Se a escolha for pelo CPF, basta inserir o número e depois o nome completo. O sistema pergunta também o mês e ano de nascimento, além do nome da mãe da pessoa.

A etapa seguinte é escolha de uma senha. O internauta receberá um código que vai ser mandado por e-mail ou por SMS para o celular informado. Feito isso, o candidato terá o cadastro concluído. O login e a senha que ele escolheu serão usados para ter acesso ao cartão de inscrição do Enem, disponível na página do participante.

O Inep destaca que "o cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência no acesso aos sistemas". O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame.

PANDEMIA

Farão o Enem, em Pernambuco, 315.693 estudantes, distribuídos em 79 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Devido à pandemia de covid-19, o Inep estabeleceu protocolos de biossegurança, como o espaçamento maior entre as carteiras onde os candidatos estarão, o que significará menos pessoas por sala de aplicação.

A previsão do órgão é utilizar entre 14 mil e 15 mil locais para a realização dos testes (no Enem de 2019 foram cerca de 12 mil). Participantes de grupos de risco para o novo coronavírus, como portadores de diabetes, hipertensão e asma, farão a prova em salas com no máximo 12 pessoas.

A apresentação do cartão não é obrigatória nos dias de provas, mas a recomendação do Inep é que o candidato esteja com o documento. O cartão também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

NOVAS REGRAS

Além de maior distanciamento entre os candidatos nas salas de aula, todos os participantes, assim como quem estiver trabalhando na fiscalização, deverão usar máscaras durante o exame. Será permitido levar mais máscaras para serem trocadas no decorrer da avaliação.

Estudantes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161. A reaplicação será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

 

Tags

Autor