Aluno de Recife entre os 53 candidatos com nota mil na redação do Enem 2019

Publicado em 17/01/2020 às 11:09 | Atualizado em 17/01/2020 às 18:04
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem Por Marcelo Aprígio, especial para o Blog do Fera Morador do Recife e fera de arquitetura, o estudante Thiago Coutinho Nakazone, 18 anos, foi um dos 53 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que conseguiram alcançar a nota máxima na redação, 1000. Somente ele em Pernambuco alcançou esse desempenho. O segredo, diz, é manter-se informado e praticar bastante. O tema da redação foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Segundo o Inep, além das 53 notas mil, outros 143.736 estudantes tiraram zero na redação do Enem 2019. A nota média geral foi 592,9. No Enem de 2018 foram 55 jovens com a média máxima na dissertação. "Eu sempre procurava me manter informado e costumo assistir a muitos filmes e ouvir músicas. Assim, pude articular bem os assuntos, que é uma das coisas mais importantes da prova. Eu também me preocupava em ficar sempre escrevendo", conta o jovem, que concluiu o ensino médio em 2019 no Colégio Boa Viagem (CBV). Thiago vai concorrer a uma vaga no curso de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ficou surpreso com a nota recebida. "Ainda estou sem acreditar", comenta. Esta foi a terceira vez que o jovem fez a prova do Enem, mas a primeira valendo.  Isso ajudou bastante, diz ele. "Eu já fui treineiro e acredito que me ajudou na questão emocional. É importante isso. Só de saber como é, ver o clima, você já consegue lidar melhor com o tempo da prova, que é muito corrido", destaca. No seu texto, o jovem citou o Cinema marginal, movimento cinematográfico brasileiro que se propagou pelo País nas décadas de 60 e 70 do século passado. "Abordei a concentração de salas de cinema nas grandes cidades e o valor alto dos ingressos. Como proposta de intervenção, sugeri que o Ministério da Economia concedesse incentivo fiscal para que houvesse abertura de mais salas e com valores mais acessíveis", relembra o vestibulando. Ano passado, durante a preparação para o Enem, ele escreveu entre duas e três redações por mês. Quando fez o Enem no 1º ano do ensino médio, Thiago tirou 720 na redação. No ano seguinte, em 2018, quando estava no 2º ano, sua nota foi 840.

Segredo é praticar

Thiago Coutinho Nakazone reforça a necessidade de escrever com regularidade para aperfeiçoar a escrita e dá outras dicas para quem vai fazer Enem em 2020 e quer tirar uma boa nota na redação. "É bom estar sempre praticando, nunca ficar muito tempo sem escrever. Porque, se não for assim, você acaba enferrujando", afirma. "Eu buscava também tirar muita dúvida com meus professores também, sempre levava as redações que escrevia para eles corrigirem. Eu gostava de saber o que estava errado e pedia para eles mostrarem", completa Thiago, aconselhando que os estudantes que farão Enem em 2020 sempre peçam ajuda a seus mestres. Além de se preparar com a equipe de docentes do CBV,  ele fez cursinho com a professora de redação Fernanda Bérgamo.

Notas

Entre os que tiraram zero, de acordo com o Inep, 56.945 candidatos deixaram a redação em branco. Outros 40.624 tiveram fuga ao tema. Dissertações com cópia do textos motivadores foram 23.265, um dos motivos para zerar a nota.  A média geral da prova ficou em 592,9. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, as notas estarão disponíveis em março, assim como o espelho da redação.

Últimas notícias