Concorrência no SSA 3 da UPE será mais acirrada

Publicado em 28/09/2019 às 7:00
Fera de administração, Aline vai enfrentar concorrência maior. Foto: Bianca Sousa  / JC Imagem
FOTO: Fera de administração, Aline vai enfrentar concorrência maior. Foto: Bianca Sousa / JC Imagem
Leitura:
Fera de administração, Aline vai enfrentar concorrência maior. Foto: Bianca Sousa / JC Imagem Vestibulandos inscritos na terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), o SSA 3, enfrentarão uma disputa um pouco maior na seleção deste ano. No geral, a concorrência aumentou de 6,41 em 2018 para 7,37 agora. O acréscimo se justifica porque tem mais participantes para a mesma quantidade de vagas do último concurso: 1.740. São 12.828 candidatos contra 11.157 no ano passado. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. Medicina, em Serra Talhada, no Sertão, lidera a preferência entre os egressos de escolas privadas, com 34,38 feras por vaga. Entre os de escolas públicas, o mais concorrido é fisioterapia, em Petrolina, também no Sertão, com 34 jovens por vaga. A UPE oferece 54 graduações em 10 cidades pernambucanas. Além de Serra Talhada e Petrolina, há câmpus no Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Salgueiro. Do total de vagas, 20% (348) são destinadas aos cotistas, estudantes que cursaram do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais.

POR CURSO

Quando se observa a relação candidato-vaga por curso, percebe-se que houve aumento na concorrência, no sistema universal, em 41 graduações. Em outras 13 a procura diminuiu. Nas cotas, o crescimento se verifica em 39 cursos. Em 13 ocorreu queda na disputa e em outros dois a relação se manteve igual ao ano passado. “Considero o aumento no número de candidatos dentro da média. Não é nada significativo. Constatamos que nos últimos anos a participação vem crescendo, o que mostra a consolidação do Sistema Seriado de Avaliação”, diz o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins. Os 10 cursos mais concorridos nas cotas Os 10 cursos mais concorridos no sistema universal "Complicou um pouco porque a concorrência para o curso que quero, administração, no Recife, dobrou. Eram três candidatos por vaga e agora serão seis. Mas não vou desistir. Ao contrário, é mais um motivo para aumentar os estudos. Além do seriado, vou fazer o Enem para tentar o mesmo curso pelo Sisu”, afirma a estudante Maria Aline Vilas Boas, 17 anos, aluna da Escola Estadual Barbosa Lima, que fica no Derby, área central do Recife. Ela disputará pelo sistema de cotas. No modelo do SSA, os estudantes fazem três provas, ao final de cada série do ensino médio. Mas só escolhem o curso para concorrer no último ano, quando também indicam se vão participar pelo sistema universal ou pelas cotas. Segundo Ernani Martins, o candidato pode faltar à primeira ou à segunda avaliação. Só não pode deixar de fazer a terceira. No SSA 1, estão inscritos 28.963 adolescentes. No SSA 2 há 19.683 inscritos. Para esses alunos, as provas serão nos dias 1º e 2 de dezembro.

ESTADOS

Do total de inscritos nas três fases, 6,75% são candidatos de fora de Pernambuco. Bahia e Piauí somam a maior participação, seguidos de Paraíba, Alagoas e Ceará. “Devido à proximidade do câmpus da UPE de Petrolina com cidades baianas, a Bahia é o Estado com mais estudantes no SSA que não são pernambucanos”, explica Ernani Martins.

Últimas notícias