Se ligue nas regras do SSA 1 e 2. Provas começam neste domingo

Publicado em 30/11/2019 às 22:31 | Atualizado em 30/11/2019 às 22:37
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
Thierry fará o SSA 2 neste domingo. Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem Neste domingo começam, para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio, as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo, 28.963 candidatos se inscreveram no SSA 1, com avaliação de manhã, e 19.683 no SSA 2, com concurso à tarde. Duas regras importantes: não levar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico e apresentar obrigatoriamente o cartão de inscrição. Também um documento oficial com foto. Não pode carteira de estudante. É permitida a entrada com lanche, água, lápis e relógio. A caneta para marcar o gabarito pode ser azul ou preta. De manhã, no SSA 1, portões fecham às 8h. À tarde, no SSA 2, o acesso vai até 14h. Neste domingo as provas serão de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Na segunda-feira haverá testes de biologia, química, história, geografia e sociologia. “O sistema seriado permite ao estudante avaliar como foi a formação dele no ensino médio. Mesmo que ele não saiba se vai querer ingressar na UPE ou em qual curso entrar, vale a pena participar do SSA. Não tem nada a perder. Avaliará seu conhecimento”, destaca o pró-reitor da UPE e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins. Só no SSA 3 há a escolha da graduação. Os participantes do SSA 1 e SSA 2 receberão suas notas até 15 de março de 2020.

Pontuação

“Cada candidato saberá o total de pontos que tirou, qual foi sua nota por disciplina e as médias menor e maior. Há ainda a nota média. Assim ele terá condições de balizar seu desempenho”, observa Ernani. O vestibular seriado existe na UPE desde 2008.

Cotas

O aumento do percentual de vagas para alunos cotistas (quem estudou na rede pública estadual ou municipal desde o 6º ano do ensino fundamental) vem sendo debatido na universidade. Atualmente são 20% das vagas (3.480 é o total). “Temos interesse em ampliar a cota, mas para isso precisamos fortalecer a política de assistência estudantil, ainda muito irrisória. Não adianta dar acesso sem promover a permanência”, enfatiza o pró-reitor.

BNCC

Outro assunto que está sendo discutido na UPE é a adequação do SSA ao novo currículo do ensino médio. “A Base Nacional Curricular do ensino médio foi aprovada, mas Pernambuco ainda não tem o novo currículo implantado. Vamos chamar as escolas para dialogar.” "O bom do seriado é porque só cai assunto da série que a gente cursou. Além da escola, estudei em casa em média de 2 a 3 horas por dia. Espero fazer boas provas”, diz Thierry Alves, 16, do 2º ano e aluno da Escola Estadual Regueira Costa, no Rosarinho. Horários * Abertura dos portões SSA 1: 7h SSA 2: 13h * Fechamento dos portões SSA 1: 8h SSA 2: 14h * Aplicação das provas: SSA 1: 8h15 às 12h15 SSA 2: 14h15 às 18h15 * Saída liberada SSA 1: a partir das 11h15 SSA 2: a partir das 17h15 Provas * Domingo 44 questões, distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia * Segunda-feira 46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia Documentos aceitos * Carteira de Identidade (RG) * Carteira Nacional de Habilitação (CNH) * Carteira de Trabalho e Previdência Social * Passaporte Documentos que NÃO são aceitos * Carteira de estudante * Certidão de nascimento Importante! Caso o candidato não apresente documento por motivo de perda, furto ou roubo, deverá mostrar registro da ocorrência em órgão policial (B.O.) expedido até 30 dias antes da data da prova O que levar * Caneta preta ou azul, documento de identidade e cartão de inscrição * É permitido usar lápis, borracha e relógio * Lanche e água também são liberados O que deixar em casa * Telefone celular e equipamentos eletrônicos Na hora da prova * Assim que receber o caderno de provas, veja se está completo, com todas as questões. Se identificar algum problema informe imediatamente ao fiscal * Cabe ao estudante conferir se seu nome e número de inscrição estão na folha-resposta (gabarito) * Reserve 20 minutos para marcar gabarito. E cada alvéolo deve ser preenchido totalmente com caneta  

Últimas notícias