Se ligue nas regras do SSA 1 e 2. Provas começam neste domingo

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 30/11/2019 às 22:31
Leitura:
[caption id="attachment_7671" align="aligncenter" width="748"]"" Thierry fará o SSA 2 neste domingo. Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem[/caption]Neste domingo começam, para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio, as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).Ao todo, 28.963 candidatos se inscreveram no SSA 1, com avaliação de manhã, e 19.683 no SSA 2, com concurso à tarde.Duas regras importantes: não levar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico e apresentar obrigatoriamente o cartão de inscrição. Também um documento oficial com foto. Não pode carteira de estudante.É permitida a entrada com lanche, água, lápis e relógio. A caneta para marcar o gabarito pode ser azul ou preta.De manhã, no SSA 1, portões fecham às 8h. À tarde, no SSA 2, o acesso vai até 14h.Neste domingo as provas serão de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia.Na segunda-feira haverá testes de biologia, química, história, geografia e sociologia.O sistema seriado permite ao estudante avaliar como foi a formação dele no ensino médio. Mesmo que ele não saiba se vai querer ingressar na UPE ou em qual curso entrar, vale a pena participar do SSA. Não tem nada a perder. Avaliará seu conhecimento, destaca o pró-reitor da UPE e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.Só no SSA 3 há a escolha da graduação. Os participantes do SSA 1 e SSA 2 receberão suas notas até 15 de março de 2020.

Pontuação

Cada candidato saberá o total de pontos que tirou, qual foi sua nota por disciplina e as médias menor e maior. Há ainda a nota média. Assim ele terá condições de balizar seu desempenho, observa Ernani. O vestibular seriado existe na UPE desde 2008.

Cotas

O aumento do percentual de vagas para alunos cotistas (quem estudou na rede pública estadual ou municipal desde o 6º ano do ensino fundamental) vem sendo debatido na universidade. Atualmente são 20% das vagas (3.480 é o total).Temos interesse em ampliar a cota, mas para isso precisamos fortalecer a política de assistência estudantil, ainda muito irrisória. Não adianta dar acesso sem promover a permanência, enfatiza o pró-reitor.

BNCC

Outro assunto que está sendo discutido na UPE é a adequação do SSA ao novo currículo do ensino médio. A Base Nacional Curricular do ensino médio foi aprovada, mas Pernambuco ainda não tem o novo currículo implantado. Vamos chamar as escolas para dialogar."O bom do seriado é porque só cai assunto da série que a gente cursou. Além da escola, estudei em casa em média de 2 a 3 horas por dia. Espero fazer boas provas, diz Thierry Alves, 16, do 2º ano e aluno da Escola Estadual Regueira Costa, no Rosarinho.Horários* Abertura dos portõesSSA 1: 7hSSA 2: 13h* Fechamento dos portõesSSA 1: 8hSSA 2: 14h* Aplicação das provas:SSA 1: 8h15 às 12h15SSA 2: 14h15 às 18h15* Saída liberadaSSA 1: a partir das 11h15SSA 2: a partir das 17h15Provas* Domingo44 questões, distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia* Segunda-feira46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologiaDocumentos aceitos* Carteira de Identidade (RG)* Carteira Nacional de Habilitação (CNH)* Carteira de Trabalho e Previdência Social* PassaporteDocumentos que NÃO são aceitos* Carteira de estudante* Certidão de nascimentoImportante!Caso o candidato não apresente documento por motivo de perda, furto ou roubo, deverá mostrar registro da ocorrência em órgão policial (B.O.) expedido até 30 dias antes da data da provaO que levar* Caneta preta ou azul, documento de identidade e cartão de inscrição* É permitido usar lápis, borracha e relógio* Lanche e água também são liberadosO que deixar em casa* Telefone celular e equipamentos eletrônicosNa hora da prova* Assim que receber o caderno de provas, veja se está completo, com todas as questões. Se identificar algum problema informe imediatamente ao fiscal* Cabe ao estudante conferir se seu nome e número de inscrição estão na folha-resposta (gabarito)* Reserve 20 minutos para marcar gabarito. E cada alvéolo deve ser preenchido totalmente com caneta

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias