Vaza lista de aprovados pelo Sisu 2020. MEC não confirma

Publicado em 28/01/2020 às 10:15 | Atualizado em 28/01/2020 às 15:39
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
Por meio das redes sociais, participantes do Sisu 2020 de pelo menos quatro estados do Brasil relataram que acessaram os resultados. Foto: Marcelo Aprígio/JC (Atualizada às 15h40) Está circulando entre estudantes, escolas e professores de cursinhos uma lista de aprovados, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o câmpus de Caruaru, no Agreste do Estado.  O Ministério da Educação informou, no início da tarde, que as listas do Sisu 2020 visualizadas, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (28), não representam o resultado oficial.  Segundo o órgão, "em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final continua suspensa". A pró-reitora acadêmica da UFPE, Magna Silva, informou que oficialmente a universidade não recebeu nenhuma listagem do governo federal. A informação é de que o resultado teria também vazado em relação a outras universidades do Ceará, São Paulo e Espírito Santo. Uma decisão judicial da última sexta-feira (24) suspendeu a divulgação do listão do Sisu 2020. O nome da estudante Laís Acioli Silva, 18 anos, é um dos que aparece no listão de medicina de Caruaru. Segundo ela, a relação foi copiada por um candidato que acessou o site do Sisu às 9h, horário que extraoficialmente seria o da liberação do resultado, caso o cronograma do processo seletivo estivesse sido mantido. "Temos um grupo no whatsapp só de vestibulandos de medicina da UFPE. Foi nesse grupo que um rapaz colocou o listão. Ele disse que baixou o resultado, mas logo depois a lista saiu do ar. Meu nome aparece corretamente, assim como meu número de inscrição no Enem e a nota. No domingo eu estava na terceira posição. Nesse listão apareci em segundo lugar", conta Laís. "É complicado porque dá vontade de comemorar. Mas como não é oficial, dá medo. Fico angustiada", diz Laís, que tenta ingressar em medicina pelo segundo ano. Ela disse que colegas contaram que o listão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também teria vazado. O universitário João Mamede, 21, conseguiu ver o nome do irmão caçula, Lucas Mamede, fera de administração, entre os classificados na Universidade de Pernambuco (UPE). "Acessei pelo celular. Eram 9h02 quando apareceu na tela a opção de ver o resultado individualmente ou pela lista. Coloquei para ver a lista. Como sabia a classificação de Lucas no domingo, fui direto para ver se encontrava o nome dele na posição que havia ficado", conta João Mamede. Como Laís, ele diz que todos os dados do irmão estavam corretos: nome completo, número de inscrição no Enem e a média. "Ele tinha ficado na posição 23º. No listão apareceu em 31º. Fiz um print e mandei para o grupo da nossa família. Saí da página e tentei acessar logo deposi, mas já não consegui mais, estava fora do ar", afirma João. Segundo ele, apesar de não ser o resultado oficial, houve comemoração entre os parentes pela classificação de Lucas.

REDES SOCIAIS

Por meio das redes sociais, participantes do Sisu 2020 relataram que acessaram os resultados. No Twiiter, um usuário de Pernambuco publicou uma imagem com seu nome entre os estudantes aprovados na chamada regular para o curso de Sistemas da Informação da UFPE. Outro internauta, dessa vez do Ceará, afirmou que viu o seu desempenho na seleção, mas que, em seguida, o sistema saiu do ar. "Funcionou comigo, mas realmente agora não está indo mais. Acho que parou de funcionar pra geral", escreveu.

CALENDÁRIO

Com a indefinição da data de divulgação do resultado do Sisu, as universidades provavelmente terão que readequar seus calendários acadêmicos. As matrículas estavam previstas para começar amanhã e seguirem até terça-feira (4) da próxima semana. Por enquanto, as três maiores instituições de Pernambuco que participam do sistema – UFPE, UFRPE e UPE – ainda não anunciaram alterações em seus cronogramas. Das 237.128 vagas abertas no País, 14.931 estão no Estado. “Assim como os estudantes, as universidades estão aguardando um posicionamento do Ministério da Educação. Até esta tarde (ontem) não recebemos nenhuma informação oficial. Se o resultado não sair até esta terça-feira, teremos que modificar o cronograma. E se demorar mais de 10 dias, corre o risco de impactar o início das aulas para os calouros”, diz a pró-reitora de ensino de graduação da UFRPE, Socorro Oliveira. Na Rural, as matrículas estão programas para quinta e sexta-feira. Já o ano letivo deve ter início em 2 de março. “Nunca aconteceu de começarmos as aulas em datas diferentes para calouros e veteranos”, diz Socorro. A UFRPE abriu 4.340 vagas no Sisu. A UFPE diz que só se pronunciará quando tiver algum retorno do MEC. “Agora, a orientação é aguardar. Só poderemos anunciar algo após saber qual serão as alterações. Ainda não sabemos qual o impacto que o adiamento do listão terá na universidade. Mas a UFPE preza por garantir um processo de qualidade”, destaca a pró-reitora acadêmica, Magna Silva. No Sisu, a UFPE ofertou 6.982 vagas. As matrículas, se mantidas, serão sexta-feira e segunda e terça da semana que vem.

REMANEJAMENTO

O adiamento do listão do Sisu deve repercutir também nos remanejamentos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco. Os 1.740 candidatos que foram aprovados terão que se matricular quinta e sexta-feira. Muitos estudantes desistiam das vagas por terem sido aprovados pelo Sisu, liberando-as para outros vestibulandos. O primeiro remanejamento está previsto para 14 de fevereiro. “É provável que diminua a quantidade de candidatos remanejados na primeira lista por causa do atraso do resultado do Sisu”, comenta o pró-reitor de graduação, Ernani Martins. Pelo calendário inicial, as matrículas dos aprovados no Sisu serão segunda e terça-feira. Colaborou Marcelo Aprígio, do JC Online

Últimas notícias