COLUNA ENEM EDUCAÇÃO

Devido ao coronavírus, grupo de 116 alunos do Ganhe o Mundo retorna do Chile nesta terça-feira

Estudantes estavam no Chile desde meados de março. Saíram de Santiago, capital chilena, na tarde desta segunda-feira. Governo estadual diz que por enquanto não prevê novos desembarques de alunos do programa

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 30/03/2020 às 19:27 | Atualizado em 30/03/2020 às 19:38
Foto: Pedro Menezes/Gov. de Pernambuco
Atualmente, 591 pernambucanos estão no intercâmbio do Ganhe o Mundo em sete países. - FOTO: Foto: Pedro Menezes/Gov. de Pernambuco

Chega nesta terça-feira (31) ao Recife, no final da manhã, o segundo grupo de intercambistas do Programa Ganhe o Mundo, do governo estadual. Em vez de passarem cinco meses no Chile, como estava previsto, 116 alunos da rede estadual ficaram apenas duas semanas, aproximadamente, fora do Brasil. O retorno foi abreviado por causa da pandemia do coronavírus. No último sábado, 23 jovens voltaram da Espanha pelo mesmo motivo. Segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco não está prevista, por enquanto, antecipar a chegada de mais nenhum grupo do programa.

"Avaliamos a situação do Covid-19 todos os dias. Estamos também monitorando diariamente os estudantes do Ganhe o Mundo. O retorno não é regra e sim uma exceção. Analisamos caso a caso, país por país", informa o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio. Atualmente 591 estudantes do Estado estão em sete países. Os Estados Unidos concentram mais alunos pernambucanos, 234 no total. Os demais estão no Canadá (161), Austrália (84), Nova Zelândia (48), Argentina (27), Colômbia (20) e Inglaterra (15).

"A Espanha nos preocupou devido ao grande número de casos da doença. Como o grupo de lá era pequeno, 23 alunos, e a logística para trazê-los não tão complicada, decidimos que era mais seguro que voltassem", justifica Fred.

Sobre o Chile, ele disse que a decisão do retorno foi tomada porque a maioria dos estudantes não chegou nem a conhecer a escola. "Um agravante no Chile é que além do isolamento social tem toque de recolher. Foi o último país que mandamos alunos do Ganhe o Mundo neste ano. Como passaram pouco tempo e a maioria não criou laços com as famílias e as escolas, achamos por bem que também retornassem ao Brasil", diz o secretário de Educação.

Questionado se o governo pretende trazer os estudantes do programa que estão nos Estados Unidos, país que concentra maior casos da doença no mundo, Fred Amancio disse que não. "Hoje não estamos prevendo isso. Mas como disse, o cenário do coronavírus muda o tempo todo. Nossos alunos estão bem acomodados, em isolamento com as suas famílias e a maioria longe das grandes cidades", afirma o secretário de Educação.

Ela informa que não foi discutido ainda se os estudantes que não concluíram o intercâmbio por causa do Covid-19 terão uma segunda chance. "Fizemos um grande esforço para garantir a ida dos alunos. Não tenho como afirmar se poderão viajar novamente. Essa questão não entrou na nossa pauta", explica Fred. O secretário disse também que o processo de licitação para a edição do Ganhe o Mundo deste ano está ocorrendo normalmente.

RETORNO

Os 116 alunos do Chile saíram de Santiago, em direção a São Paulo, no começo da tarde desta segunda-feira (30) . Foram divididos em dois grupos. A previsão é de que cheguem na capital paulista à noite, onde devem pernoitar para seguirem na terça-feira de manhã para Recife.

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão subir a bordo do avião, na capital pernambucana, antes do desembarque, para prestar informações sobre o coronavírus. A recomendação é que os estudantes passem 14 dias em isolamento social, segundo o Ministério da Saúde.

"É um misto de alegria, porque minha filha está voltando para perto de mim. E de tristeza porque é a interrupção de um sonho. Por mim ela não voltaria. Mas prefiro acreditar que tudo é vontade de Deus. Difícil vai ser recebê-la sem dar muitos beijos e abraços", comenta a empresária Nilma César de Lira, mãe de Maria Clara Lira, 17 anos, uma das jovens que está voltando.

Comentários

Últimas notícias