COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Veja como fica cronograma do Enem 2020 diante da pandemia do coronavírus

Datas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (31). Inscrições serão de 11 a 22 de maio. Provas no modelo tradicional estão mantidas para 1º e 8 de novembro

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 31/03/2020 às 10:53 | Atualizado em 31/03/2020 às 21:43
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Provas do concurso para professor da rede estadual de Pernambuco foram realizadas no dia 21 de agosto - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A pandemia do coronavírus não vai interferir no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, segundo o Ministério da Educação (MEC). Editais da avaliação foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (31) e estão mantidas as datas das provas. Os teste impressos, no modelo tradicional, serão nos dias 1º e 8 de novembro. A versão digital, novidade de 2020, vai ser restrita para apenas 100 mil candidatos, dos quais 840 em Pernambuco. Acontecerá em 11 e 18 de outubro. As inscrições para os dois formatos deverão ser realizadas entre 11 e 22 de maio.

No twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou um vídeo em que assegurou a realização do Enem 2020. Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, ele disse que "de novo, tem jornalecos e repórteres dizendo que não vai ter Enem". Em seguida, o ministro garantiu a aplicação das provas e comentou sobre o Covid-19. "Eu sei que o coronavírus está atrapalhando um pouco. Mas atrapalha todo mundo. Como é uma competição, está justo. Continuem estudando, se preparando, que se Deus quiser a gente se vê numa universidade federal", afirmou Weintraub.

Fera de medicina, Júlia Fontes, 16 anos, gostaria que as provas fossem adiadas. "Com a interrupção das aulas por causa do coronavírus, não sabemos como vai ficar o cronograma do ano letivo. Estou tendo videoaulas e recebendo material da escola. Mas não é a mesma coisa. Preferia que o Enem fosse adiado", diz Júlia, aluna do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Maria Cecília Ferreira, 16, também defende novas datas para o exame. "Está sendo bem complicado ficar sem ir para a escola. Estudo no integral, passo o dia todo no colégio. Os professores têm enviado material e há um calendário semanal de atividades. Porém não consigo manter o mesmo foco. Seria melhor ter mais tempo para o Enem", afirma Cecília, vestibulanda de jornalismo e aluna do Ginásio Pernambucano, unidade da rede estadual localizada na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.

CRONOGRAMA

A taxa de inscrição no Enem tem o mesmo valor do ano passado, R$ 85, e deve ser paga até 28 de maio. Alunos que estão no 3º ano do ensino médio em escola pública ou quem estudou todo o ensino médio na rede pública têm direito à gratuidade. O prazo para pedir isenção do pagamento da taxa começa na próxima segunda-feira (06) e vai até 17 de abril. Neste período também devem ser feitas as justificativas para aqueles que faltaram o exame em 2019 e precisam explicar o motivo da ausência para solicitar a isenção.

Uma novidade é que neste ano será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição. O candidato vai ter que optar pelo formato tradicional ou digital. Uma vez concluída a inscrição em um dos modelos, não poderá desistir e mudar para o outro. O preenchimento das vagas no Enem digital será por ordem de inscrição.

A estrutura dos dois modelos, tradicional e digital, é a mesma. Não houve alteração em relação às outras edições anteriores: quatro provas objetivas (ciências humanas, linguagens, matemática e ciências da natureza), e uma redação. Em Pernambuco, o Enem digital acontecerá somente no Recife.

CORONAVÍRUS

Segundo o Ministério da Educação (MEC), não foi discutida a possibilidade de alteração nas datas das provas do Enem por causa do coronavírus. Nos dois editais divulgados nesta terça-feira (31), dos modelos tradicional e digital do exame, o Covid-19 aparece apenas no item em que trata da possibilidade de aplicação das provas em datas diferentes se o candidato adoecer.

"O participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do exame para análise de uma possível participação na reaplicação do Exame, em formato impresso, em data a ser divulgada pelo Inep", diz um trecho do edital.

Em seguida o texto acrescenta a lista de doenças infectocontagiosas que serão consideradas, quando é incluído o Covid-19: "coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19".

PROGRAME-SE

6 a 17 de abril - Pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e para justificar a ausência no Enem 2019

24 de abril - Resultado com os nomes dos candidatos contemplados com isenção do pagamento da taxa

27 de abril a 1º de maio - Prazo para ingressar com recurso (caso não tenha sido contemplado com isenção)

7 de maio - Resultado final dos recursos

11 a 22 de maio - Inscrições

28 de maio - Último dia para pagar a taxa de inscrição

11 e 18 de outubro - Provas do Enem digital

1º e 8 de novembro - Provas do Enem tradicional

* Quem pode pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição

- Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública

- Cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio

- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

Comentários

Últimas notícias