COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Coronavírus: 30 alunos do Programa Ganhe o Mundo, que estavam no Chile, foram isolados pela Anvisa

No desembarque de 116 estudantes, nesta terça-feira, um deles informou que teve febre na última semana

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 31/03/2020 às 17:09 | Atualizado em 01/04/2020 às 12:38
Tião Siqueira / JC Imagem
FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM DATA: 31.03.2020 ASSUNTO: Aeroporto dos Guararapes. Volta dos alunos do programa Ganhe o Mundo que estavam no Chile por causa do coronavírus. A Secretaria de Educação de Pernambuco solicitou a repatriação de 116 alunos que estavam no Chile. - FOTO: Tião Siqueira / JC Imagem

Trinta alunos que retornaram do Chile ontem (31) para o Recife, pelo Programa Ganhe o Mundo, do governo estadual, foram isolados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O grupo era formado por 116 estudantes e saiu de Santiago, a capital chilena, na tarde de segunda-feira (30). A medida foi tomada porque um dos jovens, um rapaz que mora no Sertão do Estado, teve febre na semana passada. A informação deixou pais de alguns dos alunos preocupados. Os adolescentes voltaram mais cedo do intercâmbio por causa do coronavírus. A Secretaria de Educação de Pernambuco decidiu antecipar o retorno deles, previsto inicialmente para junho, devido à pandemia.

Segundo a Anvisa, o estudante foi encaminhado ao serviço de saúde do Aeroporto Internacional dos Guararapes. O órgão também isolou outros 29 passageiros que viajaram em assentos próximos ao aluno. "Estas pessoas foram encaminhadas à área restrita do aeroporto, onde passaram por entrevista e receberam um Termo de Isolamento. Pelo documento, todos se comprometeram a cumprir os 14 dias de quarentena exigidos pelo Plano de Contingência da Anvisa", informou a agência, por meio de nota.

"Estou muito preocupada. Moro eu e minha filha e estou grávida de sete meses. Ela passou as duas semanas do intercâmbio com esse garoto, na mesma casa, numa cidade distante 8h de Santiago. Havia três intercambistas do Ganhe o Mundo na mesma residência. Nossos parentes, com razão, não querem manter contato conosco com medo do coronavírus", diz a supervisora administrativa Adriana Silva, mãe de uma aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Trajano de Mendonça, localizada em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife.

"Não acredito nessa informação de isolamento dos alunos. Não houve qualquer orientação da coordenação do programa nem foi feito exame. Não bastasse nossos filhos estarem frustrados por voltarem do intercâmbio antes da hora, agora tem mais esse problema de que um aluno teve febre. Todo mundo da vizinhança sabendo que minha filha chegou do Chile e sem querer se aproximar", lamenta a autônoma Simone Tavares. A filha dele estuda na Erem Filipe Camarão, que fica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

ESCLARECIMENTOS

A Secretaria Estadual de Educação informou que os estudantes serão monitorados pelas Secretarias Municipais de Saúde das suas respectivas cidades de origem e que todos os alunos estavam, no momento do desembarque, sem sintomas do coronavírus.

O órgão destacou também que todos os estudantes que retornaram receberam materiais específicos com orientações sobre o isolamento que devem ter neste retorno do Brasil, no período de sete dias, e também dicas de prevenção e cuidados de higiene de acordo com as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde.

No último sábado, 23 jovens voltaram da Espanha também por causa do coronavírus. Segundo o governo estadual, não está prevista, por enquanto, antecipar a chegada de mais nenhum grupo do programa.

"Avaliamos a situação do Covid-19 todos os dias. Estamos também monitorando diariamente os estudantes do Ganhe o Mundo. O retorno não é regra e sim uma exceção. Analisamos caso a caso, país por país", informa o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio.

Atualmente 591 estudantes do Estado estão em sete países. Os Estados Unidos concentram mais alunos pernambucanos, 234 no total. Os demais estão no Canadá (161), Austrália (84), Nova Zelândia (48), Argentina (27), Colômbia (20) e Inglaterra (15).

O secretário informa que não foi discutido ainda se os estudantes que não concluíram o intercâmbio por causa do Covid-19 terão uma segunda chance. "Fizemos um grande esforço para garantir a ida dos alunos. Não tenho como afirmar se poderão viajar novamente. Essa questão não entrou na nossa pauta", explica Fred. O secretário disse também que o processo de licitação para a edição do Ganhe o Mundo deste ano está ocorrendo normalmente.

Comentários

Últimas notícias