COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Portaria regulamenta como escolas estaduais de Pernambuco deverão reorganizar calendário letivo por causa do coronavírus

Texto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). Governo sugere que atividades remotas usem videoaulas. Frequência dos alunos será observada

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 02/04/2020 às 11:48 | Atualizado em 02/04/2020 às 11:53
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Escolas estaduais estão sem aulas desde 18 de março - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

As escolas da rede estadual de Pernambuco, onde estudam cerca de 580 mil alunos, deverão reorganizar seus calendários letivos devido à pandemia do coronavírus. Portaria que regulamenta como será a oferta dessas atividades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (02). Uma das possibilidades é oferecer atividades remotamente durante o período em que estiverem sem aulas presenciais. Desde 18 de março, as unidades de ensino estão fechadas por determinação do governo estadual, uma das medidas adotadas para conter o avanço da doença.

"As escolas deverão registrar e arquivar as comprovações que demonstram as atividades escolares não presenciais, a fim de que possam ser autorizadas a compor carga horária de atividade escolar obrigatória a depender da extensão da suspensão das aulas presenciais durante o período de excepcionalidade", diz um trecho da portaria.

Segundo o texto, os colégios terão que "planejar e organizar as atividades escolares não presenciais a serem realizadas pelos estudantes, indicando quais as atividades, metodologias, recursos disponíveis, formas de registro e comprovação de realização das mesmas".

A Secretaria Estadual de Educação orienta que as escolas devem "utilizar material específico para cada etapa e modalidade de ensino, com facilidade de execução e compartilhamento entre os estudantes e seus responsáveis legais".

A sugestão é que as unidades de ensino utilizem textos, estudos dirigidos, vídeo aulas ou outros meios remotos diversos. Também possibilitem "a utilização de recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, tais como: TV, rádio, plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico".

Comentários

Últimas notícias