COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Mais de 120 mil estudantes já pediram gratuidade na inscrição do Enem

Balanço foi divulgado pelo Inep e refere-se até 13h desta segunda-feira (06). Prazo para pedir isenção vai até 17 de abril. Candidatos reclamam de erros ao se cadastrar

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 06/04/2020 às 15:06 | Atualizado em 06/04/2020 às 15:11
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
O Enem já foi adiado uma vez por causa da pandemia - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Até 13h desta segunda-feira (06), primeiro dia para candidatos solicitarem a gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 120.045 candidatos haviam requerido o benefício, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Interessados podem pedir a isenção do pagamento da taxa, que este ano é de R$ 85, até o dia 17 de abril. As provas do Enem tradicional serão realizadas em 1º e 8 de novembro, enquanto o Enem digital será nos dias 11 e 18 de outubro.

Pelo Instagram do Inep, muitos estudantes estão relatando que ao se inscrever dá erro na data de nascimento. Em resposta aos questionamentos, o órgão orienta os candidatos a procurarem o canal de atendimento telefônico, pelo número 0800-616161. A ligação é gratuita, mas só pode ser feita por telefone fixo, o que também é motivo de reclamações por parte dos estudantes. Nesse caso, a sugestão do Inep é acessar o Fale Conosco no site do MEC.

Também até 17 deste mês acaba o período para serem apresentadas as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao exame em 2019 e desejam nova isenção neste ano. As inscrições para o Enem, nos dois formatos (tradicional e digital) vão ocorrer entre 11 e 22 de maio.Todos os interessados em realizar esta edição do exame, inclusive os que tiverem as solicitações aprovadas, deverão efetuar a inscrição na Página do Participante.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados em 24 de abril. Veja abaixo quem tem direito à gratuidade (tem que cumprir um dos requisitos)

• cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;

• tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

• declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Comentários

Últimas notícias