COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

MEC muda datas das provas do Enem digital

As provas estavam previstas para 11 e 18 de outubro. Mas vão ocorrer agora em 22 e 29 de novembro. Datas do Enem tradicional estão mantidas para 1º e 8 de novembro

Margarida Azevedo; Agencia Brasil
Cadastrado por
Margarida Azevedo; Agencia Brasil
Publicado em 17/04/2020 às 21:52 | Atualizado em 17/04/2020 às 22:42
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
Prova será realizada em 31 de outubro - FOTO: EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

* Atualizada às 22h15

As provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), novidade em 2020, vão acontecer nos dias 22 e 29 de novembro, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. Inicialmente, os testes estavam programadas para 11 e 18 de outubro. As provas do Enem tradicional estão mantidas para 1º e 8 de novembro, apesar da pandemia do novo coronavírus.

“É muito importante que o aluno saiba que vai ter o Enem. Então o aluno que conta com o Enem como uma forma de acesso à faculdade, aquele aluno mais carente que usa as notas do Enem para ter acesso a bolsas, Fies, Prouni ou para entrar em universidade pública por sistema de cotas, que usam o Enem como instrumento de acesso, esse instrumento vai estar disponibilizado. Vai ter o Enem. É muito importante garantir essa política pública”, disse o presidente.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, minimizou a pandemia. “Tem muito tempo para passar a quarentena do coronavírus. Nenhum estudante vai ficar para trás. A gente vai retomar os estudos e a economia”, afirmou. “Neste momento, está seguindo tudo normal. O ano letivo não está comprometido com a flexibilização para menos de 200 dias. Nós pedimos que as escolas deem o currículo de 800 horas”, comentou, nesta sexta-feira (17).

O ministro afirmou ainda que "é um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano [...] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, afirmou.

A implantação do Enem digital terá início neste ano, de forma progressiva. Assim, em 2020, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. “São 100 mil voluntários, isto é, só quem quiser fazer a prova nesse modelo. Eles estarão espalhados por todos os Estados”, destacou Alexandre Lopes.

GRATUIDADE

O Inep vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem aos participantes que atendem aos requisitos legais estabelecidos em edital e que não conseguiram realizar a solicitação, devido à paralisação das aulas em estados e municípios. O prazo expirou nesta sexta-feira. O objetivo é garantir o benefício aos que não pediram a isenção em razão da pandemia.

A concessão da gratuidade será dada sem necessidade de solicitação pelo participante, durante o período de inscrição do exame, que acontecerá entre 11 e 22 de maio.

Podem obter a isenção da taxa de inscrição estudantes que:

* cursam a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
* cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
* estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


Comentários

Últimas notícias