COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFPE autoriza aulas remotas na pós-graduação durante pandemia. Aulas na graduação permanecem suspensas

Autorização foi dada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na graduação, reitor diz que um terço dos alunos é de baixa-renda, o que dificulta o acesso a aulas a distância

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 12/05/2020 às 16:44 | Atualizado em 12/05/2020 às 16:57
UFPE foi a universidade com mais vagas em Pernambuco, no Sisu 2020: 6.982 vagas. Foto: Passarinho / Ascom UFPE
Aulas presenciais na UFPE foram suspensas em 16 de março, dois dias antes do decreto estadual que determinou a suspensão das atividades em escolas e universidades em todo o Estado - FOTO: UFPE foi a universidade com mais vagas em Pernambuco, no Sisu 2020: 6.982 vagas. Foto: Passarinho / Ascom UFPE

As aulas de mestrado e doutorado (stricto sensu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) poderão ser retomadas no formato remoto. A autorização foi dada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião realizada na última sexta-feira (08). Desde 16 de março, a instituição suspendeu as aulas na graduação e na pós-graduação por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo o reitor Alfredo Gomes, não há previsão ainda de retorno das atividades na graduação, mesmo que modelo virtual.

"Avaliamos que as condições da pós-graduação são diferentes da graduação. Foi autorizado, pelo conselho, que cada programa de pós-graduação stricto sensu avalie e decida se ofertará aulas remotas. São cerca de 9 mil alunos nos nossos 92 programas de mestrados e doutorados", diz Alfredo Gomes.

A justificativa para não aderir às aulas a distância na graduação é, conforme o reitor, o fato de 35% dos alunos terem renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio. "Nem todos nossos estudantes da graduação têm pacotes de dados ou equipamentos para acompanhar as aulas, caso haja a opção da UFPE pelas atividades remotas", explica Alfredo Gomes.

Nos três câmpus (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão) existem 13 Centros Acadêmicos, com a oferta de 109 cursos de graduação presenciais (92 no Recife, 11 em Caruaru e 6 em Vitória de Santo Antão), com cerca de 32 mil alunos.

Comentários

Últimas notícias