EDUCAÇÃO

Adiar ou não o Enem 2020? Aluna e professores discutem em live na TV JC

O programa, que foi transmitido ao vivo,contou com a participação dos professores Fernando Beltrão e Antony Arthur, além da presença da estudante do 3º ano do Ensino Médio Maria Clara.

Larissa Alves
Cadastrado por
Larissa Alves
Publicado em 13/05/2020 às 21:40 | Atualizado em 13/05/2020 às 21:57
Reprodução TV JC
Live especial sobre o Enem 2020 contou com a participação de professores e aluna do 3º ano do ensino médio. - FOTO: Reprodução TV JC

Na tarde desta quarta-feira (13) os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 puderam acompanhar um live especial sobre o tema nas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O programa, que foi transmitido ao vivo,contou com a participação dos professores Fernando Beltrão e Antony Arthur, além da presença da estudante do 3º ano do Ensino Médio Maria Clara. Um dos temas discutidos durante a conversa foi o adiamento ou não do exame deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

Além da prova tradicional, com data marcada para acontecer nos dias 1º e 8 de novembro, o Enem deste ano tem como novidade a edição digital. Para este modelo, as aplicações das provas estão com datas marcadas para acontecer nos dias 22 e 29 de novembro de 2020. Como é um piloto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, definiu uma quantidade máxima por Estado.Para Pernambuco foram disponibilizadas 3 mil vagas, que foram preenchidas ainda nos primeiros dias de inscrição do exame.

A estudante do 3º ano do ensino médio Maria Clara optou, durante sua inscrição, em participar do exame tradicional. Durante o bate-papo ela falou como tem sido a experiência de ter aulas online diante da pandemia do novo coronavírus. A aluna sabe que as aulas neste novo formato são importantes diante do cenário que estamos vivendo, mas sente a diferença entre as aulas presenciais e online, principalmente pela falta de contato com os professores. "Uma coisa que faz muita diferença na hora de você aprender é o contato com o professor, aquele professor que você gosta, que sabe seu nome, que está vendo se você está com cara de dúvida", disse. "Então eu acho que a aula online, mesmo a gente tendo acesso a melhor maneira de fazer isso possível, ela é muito inferior ao contato direto entre o professor e aluno. Professor e sala de aula. Professor e instituição", completou.

Ambos os docentes falaram sobre as diferenças de formatos (online e presencial) no momento de ensino. Antony Arthur, professor de matemática, elogiou a "renovação dos professores", com o uso ferramentas diferentes para passar pelas dificuldades. Ele também falou sobre a falta do contato entre aluno e professor. "A gente gosta do corpo a corpo, né? A gente gosta do ambiente da sala de aula, de poder ouvir e conversar. E até no ambiente de sala de aula a gente percebe no olhar, na reação do aluno, se ele está entendendo, se ele está conseguindo fazer, se tem dúvidas", disse.

Quando perguntados sobre o adiamento do Enem 2020, todos os convidados tiveram a mesma resposta: o exame deve ser adiado. O professor Antony falou que a primeira coisa que deve ser levada em consideração é a condição do estudo e aprendizado dos estudantes. "Temos sempre que pensar nos alunos, principalmente nos mais carentes. Onde o acesso à internet, acesso ao computador é mais difícil. Pense por exemplo em um aluno que está na área rural. Olha quanta dificuldade que ele tem para ter acesso a uma internet ou computador", disse. O docente disse que é preciso defender quem está na ponta, neste caso os alunos. "Não só os alunos da área rural, mas todos que de alguma forma encontram dificuldade neste momento... Uns tem dificuldade técnica, outros tem a dificuldade de concentração, por exemplo. Então todos os alunos encontram algum tipo de dificuldade", completou.

Maria Clara também falou sobre o adiamento do exame e lembrou que o calendário divulgado neste ano segue as datas parecidas e previstas em exames anteriores, desde a inscrição até a divulgação dos resultados. "Eu acho que o MEC manter um calendário como esse, que diz respeito a outros anos, a outras situações, é um absurdo. Por que o mundo todo parou", disse.Durante a fala, a estudante também comentou sobre professores e/ou alunos que perderam algum familiar para a covid-19 ou que foram contaminados com a doença. "Como fica o psicológico dos alunos e professores?", questionou. "Pra mim, é incontestável que o Enem deve ser adiado, não tem nem sombra de dúvidas", completou.

Para Fernandinho não há dúvidas que o exame vai ser adiado. "Eu já vi vestibular ser adiado, mais de uma vez; seriado ser adiado, mais de uma vez. Eu já vi tanta coisa, vai acontecer", falou. Ao longo da live o professor falou sobre a fase que estamos vivendo atualmente e lembrou que já passamos por outras situações. São tempos difíceis, mas isso vai passar", disse em um certo momento. "Tá muito ruim, mas isso vai passar. Já passaram coisas assim, vai passar isso também. E a gente vai sobreviver e melhor", reforçou em outro. 

O professor deixou uma mensagem aos estudantes e espectadores que estavam acompanhando a live. "A gente nasce por um instante, a gente nasce para ascender uma fagulha. E essa fagulha existe na gente. E a gente tem que pensar agora: eu estou só gestando o que eu serei. Eu estou aprendendo, desenvolvendo coisas que vou usar. Vocês vão usar, muito", disse. "Lembre-se disso: tempos difíceis produzem homens fortes. Homens fortes, produzem tempos fáceis. E tempo fácil produz o homem", completou. "Fiquem com Deus, cuidem-se", foram as palavras finais do docente. 

Além destes temas, os convidados deram dicas para estudos durante este período. 

PROGRAMA ESPECIAL

A live foi transmitida ao vivo através das páginas do Facebook do SJCC e canal do Youtube da TV JC. Até o momento da publicação desta matéria, por volta das 21h30, o programa somou mais de 45 mil visualizações no Facebook e Youtube. Perdeu a live e gostaria de assistir o bate-papo? Confira no vídeo abaixo:

SOBRE O ENEM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na última segunda-feira (11) e seguem até 22 de maio, exclusivamente online. A principal novidade deste ano é a aplicação da avaliação no formato digital. As provas no modelo tradicional serão nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto os testes digitais acontecerão duas semanas depois, em 22 e 29 de novembro.

A nota do Enem é usada para preencher vagas em mais de 120 instituições públicas de ensino superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação. Em Pernambuco, todas as quatro universidades públicas participam: UFPE, UFRPE, UPE e Univasf. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão.

PROGRAME-SE

Inscrições: 11 a 22 de maio
Onde: www. enem.inep.gov.br/participante
Taxa de inscrição: R$ 85
Pagamento da taxa: até 28 de maio
Provas:
- Enem tradicional: 1º e 8º de novembro
- Enem digital: 22 e 29 de novembro

Comentários

Últimas notícias