COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrição no Enem acaba nesta sexta, mas secretários de Educação pedem prorrogação do prazo

Oficialmente o prazo para se inscrever acaba às 23h59 desta sexta-feira. Consed pediu que prazo seja ampliado em mais duas semanas. Técnicos do Inep avaliam aplicar exame em apenas um dia

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 21/05/2020 às 21:53 | Atualizado em 22/05/2020 às 10:10
Foto: Sérgio Bernardo /  Acervo JC Imagem
Datas das provas do Enem estão indefinidas - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo / Acervo JC Imagem

Acabam às 23h59 desta sexta-feira (22) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar do adiamento das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, não anunciou até a noite desta quinta-feira (21) a possibilidade de prorrogar o prazo. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) pediu formalmente ao órgão que estenda o período de inscrições até 5 de junho. Um dos argumentos é os prejuízos causados aos estudantes pela pandemia do novo coronavírus, principalmente os de escolas públicas. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), também solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ampliação do prazo.

Para se inscrever, basta acessar a página do exame (www.enem.inep.gov.br/participante). O candidato deve informar em qual município pretende realizar os testes. Em Pernambuco, o Enem tradicional acontecerá em 79 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Já o modelo digital, novidade deste ano, será realizado apenas no Recife, em Caruaru e Petrolina. As 101 mil vagas das provas online, para o País, estão esgotadas. A taxa de inscrição (R$ 85) pode ser paga até dia 28.

Candidatos têm relatado que efetuaram o pagamento mas o sistema não mostra a confirmação do cadastro. O Inep tranquiliza esse estudantes e informa que se o boleto foi quitado, a confirmação está sendo processada e deve ser informada também até dia 28. O Enem impresso estava marcado para 1º e 8º de novembro e o digital para 22 e 29 de novembro. Anteontem, o Inep divulgou que a avaliação será adiada para dezembro deste ano ou janeiro de 2021.

MUDANÇAS

O Inep estuda aplicar o Enem em apenas um dia, não em dois como ocorre atualmente. Segundo os jornais Estadão e Folha de São Paulo, a ideia seria diminuir o contato dos candidatos durante a aplicação das provas por causa da pandemia da covid-19. No modelo atual, os participantes têm 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo dia. São quatro provas objetivas, totalizando 180 questões (45 em cada teste), e uma redação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já informou que medidas como maior afastamento dos estudantes estão sendo planejadas pelo Inep por causa da pandemia.

Para diminuir o tamanho do Enem, a equipe técnica do Inep está estudando qual seria o número ideal de quesitos sem deixar de observar a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo que permite calibrar as questões e garante que provas diferentes tenham o mesmo nível de dificuldade. 

PRORROGAÇÃO

Na solicitação feita ao Inep para ampliar as inscrições do Enem até 5 de junho, o Consed fez algumas ponderações. Uma delas é que na comparação com edições anteriores, até o momento, "a maior parte das redes estaduais alcançaram um número inferior de inscrições quando considerados os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, o que irá impactar no acesso ao ensino superior daqueles mais precisam".

O conselho destaca ainda que grande parte desses estudantes pertence a famílias em situação de vulnerabilidade social, sem acesso regular à internet. "Tal situação, até o ano passado, era parcialmente contornada pela disponibilização dos computadores das escolas para apoio às inscrições. Agora, mesmo quando a escola se mantém aberta para apoiar a inscrição, esta medida tem tido impacto reduzido, se considerarmos que muitos desses estudantes residem em locais de difícil acesso", observa a entidade.

Comentários

Últimas notícias