COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrições no Enem acabam às 23h59 desta quarta-feira

Candidatos devem acessar a página do participante e preencher cadastro. Taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até quinta-feira (28)

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 27/05/2020 às 10:27 | Atualizado em 27/05/2020 às 10:58
Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil
Datas das provas estão ainda indefinidas. Consulta pública aos candidatos, no final de junho, deve sugerir quando testes ocorrerão - FOTO: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve se apressar. As inscrições para a avaliação terminam às 23h59 de hoje. Interessados têm que acessar a página do participante e preencher o cadastro. A taxa de R$ 85 pode ser paga até amanhã em casas lotéricas, bancos e agências dos Correios, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Com o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, uma boa opção é pagar por meio de internet banking.

Com a nota do Enem, qualquer pessoa que não tirar zero na redação pode concorrer a vagas em graduações de mais de 120 universidades e institutos públicos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo coordenado pelo Ministério da Educação. De Pernambuco participam todas as federais - UFPE, UFRPE e Univasf, além da estadual UPE e dos institutos IFPE e IF do Sertão.

As datas das provas estão indefinidas. Devem ocorrer em dezembro ou janeiro. Inicialmente seriam em novembro, mas o governo federal suspendeu por causa da covid-19. No final de junho será realizada uma consulta pública entre os inscritos no Enem para escolha das melhores datas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, recomenda que os os candidatos não deixem para acessar a página na última hora. Lembra também que aqueles que solicitaram a isenção da taxa de inscrição precisam se inscrever, assim como os demais participantes. Todos os estudantes que atendem aos critérios de gratuidade, de acordo com os editais do Enem, não pagarão a taxa.

É possível modificar a cidade de realização das provas até o encerramento do período de inscrição, assim como o idioma da prova de língua estrangeira. Outra recomendação do Inep é anotar a senha em local seguro para o caso de esquecê-la. A senha pode ser recuperada na página do participante. Dúvidas devem ser esclarecidas pelo serviço Fala Brasil, com ligação gratuita (0800-616161) - mas recebe apenas ligação de telefone fixo. Ou pelo canal de comunicação do MEC na web.

FOTO

Uma novidade do Enem 2020 é a solicitação para que o participante anexe uma foto no sistema de inscrição. Comforme o Inep, é possível inserir ou trocar a imagem após o encerramento do prazo. A fotografia deve ser atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria.

Comentários

Últimas notícias