COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Em 95% das escolas de pequeno e médio porte houve cancelamento de matrícula, revela pesquisa

Cenário foi provocado pela pandemia do novo coronavírus. Pesquisa abrangeu 400 escolas do Brasil

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 03/06/2020 às 19:37 | Atualizado em 03/06/2020 às 19:54
Arquivo/Agência Brasil
Donos de pequenas escolas estão preocupados com a desistência de matrículas - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Pesquisa realizada com mais de 400 escolas de pequeno e médio porte em 83 cidades brasileiras revelou que em 95% delas houve cancelamento de matrículas por causa da pandemia do novo coronavírus. E que as desistências giraram em torno de 10% do total de alunos. O estudo, realizado pela empresa Explora – Pesquisas, Métricas e Inferências Educacionais, foi feito a pedido da União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte.

Em março, os colégios que participaram da pesquisa (a maioria com média de 150 alunos e 20 professores) afirmaram que a redução da receita, somando inadimplência e descontos, foi de 20%. Em abril, o índice chegou a 40% e para o mês de maio a estimativa era chegar a 52%.

Entre os motivos apontados pelas escolas, os pais relataram o desemprego, a redução de salário e outras questões financeiras. Outros pontos enumerados pelas famílias foram transferência de residência, o medo em relação à pandemia e a simples explicação de retorno quando a situação voltar ao normal.

Pernambuco tem cerca de 2.400 colégios particulares. Segundo o sindicato dos donos de escolas, o Sinepe, cerca de 80% dessas unidades são consideradas de pequeno ou médio porte. Em todo o País, houve uma grande mobilização de famílias pedindo descontos nas mensalidades.

"A margem de lucro de uma escola, quando bem organizada, gira em torno de 15%. Se a escola criou ao longo dos anos algum fundo, reservando 5% desses 15% todo mês, estamos falando que já se foi quase um ano de reserva nesses três meses. Porém, essa é a situação no melhor cenário. A realidade está muito longe disso", destaca um dos autores da pesquisa, Tadeu da Ponte, CEO da Primeira Escolha e professor do Insper.

MANIFESTO

A preocupação com o futuro das escolas de pequeno e médio porte foi o que motivou a criação do grupo União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, que reúne hoje mais de 1.500 instituições de ensino com esse perfil. Em seu manifesto, o grupo procura unir esforços, além de formular propostas que visem a assegurar do direito da livre iniciativa e da sobrevivência desses estabelecimentos.

Comentários

Últimas notícias