COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Não há ainda definição do mês de retorno das aulas presenciais em Pernambuco

Uma escola particular de Recife enviou comunicado aos pais dizendo da sinalização de retorno em julho por parte do governo estadual. Secretário de Educação, Fred Amancio informa que não tem essa definição ainda

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 05/06/2020 às 18:39 | Atualizado em 05/06/2020 às 19:30
Foto: Marlon Diego/SeducPE
Fundeb pode ser usado para pagar salário dos professores, mas não totalmente - FOTO: Foto: Marlon Diego/SeducPE

Não há ainda definição de quando as aulas presenciais em Pernambuco voltarão a acontecer. Uma escola particular de Recife enviou nesta sexta-feira (05) comunicado para os pais dizendo que havia a sinalização de retorno, por parte do governo estadual, para o próximo mês de julho. Segundo o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, responsável por montar o plano de retomada das aulas em escolas, faculdades e universidades do Estado, essa definição só deve ocorrer após observar o cenário da contaminação do novo coronavírus nos primeiros 15 dias deste mês. Até esta sexta-feira (05), Pernambuco totalizava 38.511 casos de covid-19, com 3.205 mortes.

"Não há nenhuma chance de termos essa definição antes da primeira quinzena de junho pois precisamos ver como está a curva da doença. É certo que o retorno das aulas presenciais será feito por etapas. Estou ouvindo representantes de várias entidades, recolhendo sugestões. Vou montar o plano e submetê-lo para avaliação do comitê do governo que acompanha as ações relacionadas à covid-19. Lembrando que a Secretaria de Saúde tem que validar também a proposta", explica Fred Amancio.

"O secretário Fred, em momento algum, afirmou que a volta será em julho. Conjecturou apenas, sob um mar de condições e possibilidades", diz o presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz. A entidade é citada no comunicado enviado por esse colégio às famílias.

"Portanto, procede a possibilidade, não a certeza, de que, com o andamento do mês de junho, a depender de como o retorno de diversas atividades previsto pelo Plano Estadual vier a ocorrer, poderá sair um esquema de volta gradativa das atividades presenciais nas unidades escolares ainda em julho", complementa José Ricardo.

As aulas presenciais estão suspensas no Estado desde 18 de março e deverão permanecer assim até pelo menos 30 de junho, quando expira decreto estadual que proíbe o funcionamento dos estabelecimentos educacionais por causa do coronavírus. Apenas na educação básica Pernambuco tem mais de dois milhões de estudantes - 580 mil na rede estadual, 400 mil em escolas privadas e 1,1 milhão em colégios municipais, conforme o Censo 2019 do Ministério da Educação (MEC).

Fred Amancio já se reuniu com Sinepe, Undime (secretários municipais de Educação), Sintepe (professores da rede estadual) e Siespe (faculdades privadas). Na próxima semana deverá conversar com representação estudantil (Ubes e Uespe), reitores das universidades públicas (Consórcio Universitas) e diretores das autarquias municipais (Assiespe).

Ele adiantou que uma das prioridades no retorno deverá ser para turmas de 3º anos do ensino médio porque os alunos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias