COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Colégios de Aplicação da UFPE e Cognitivo nos primeiros lugares do Enem em Pernambuco

Microdados foram divulgados pelo Inep e tabulados pelo jornal Folha de São Paulo. Veja o desempenho das 10 melhores escolas de Pernambuco

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 02/07/2020 às 18:19 | Atualizado em 03/07/2020 às 12:09
Tcharlie Dayvson Photography
Com linguagem acessível, o manual traz orientações para retomada das aulas em segurança - FOTO: Tcharlie Dayvson Photography

(Alterado às 12h de 3 de julho para correção de informação)

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve a melhor colocação, entre as escolas públicas de Pernambuco, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Entre as unidades privadas, o melhor desempenho foi do Colégio Cognitivo.

Os microdados do Enem foram divulgados semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A tabulação das informações foi feita pelo jornal Folha de São Paulo e publicada nesta quinta-feira (02). As duas escolas pernambucanas estão entre as 50 melhores do País, considerando o ranking das médias objetivas.

A Escola de Aplicação do Recife, vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE), ficou em terceiro lugar no Estado, considerando unidades públicas e privadas, e 99º nacionalmente. Se destacam ainda o Colégio Fazer Crescer (privado), na quarta posição em Pernambuco e 125º no Brasil.

O Colégio Equipe e a Escola Parque do Recife, ambos também da rede particular, obtiveram a quinta e a sexta maiores nota no Estado, respectivamente. A colocação das escolas observou o desempenho delas na média objetiva.

Vale ressaltar que os microdados do Inep permitem a colocação de vários filtros, com recortes diferentes, levando em consideração, por exemplo, o tamanho das turmas (a partir da quantidade de alunos de cada escola que participou das provas do Enem) ou o perfil socioeconomico.

Nesse levantamento realizado pela Folha de São Paulo, a tabulação excluiu colégios com menos de dez participantes no exame e/ou aquelas em que menos de 50% do total de estudantes fez a prova. O jornal infoma que a metodologia segue o mesmo critério que o MEC usava em anos anteriores.

CORREÇÃO

O Colégio Equipe foi incluído na lista abaixo. Inicialmente, a escola não apareceu, quando esse texto foi publicado, porque o nome dela não consta na tabulação feita pelo jornal Folha de S. Paulo, que foi usada como fonte para essa reportagem.

Segundo o diretor do Equipe, Armando Reis, o não aparecimento do nome da escola no ranking da Folha de S. Paulo é um problema recorrente. "Há alguns anos isso vem acontecendo. Já entramos em contato várias vezes para questionar, mas infelizmente não é feita a correção", diz Armando.

O Equipe aparece na tabulação dos microdados do Inep feita pela Evolucional, uma empresa que produz simulados e diagnósticos para escolas e alunos que estão se preparando para o Enem. Por isso, a lista que segue foi corrigida para inclusão da escola.

Veja o desempenho das 10 escolas de Pernambuco (públicas e privadas) com o melhor nota no Enem 2019, considerando a média das provas objetivas

1º Colégio de Aplicação da UFPE (público)

Média: 684,55
Posição no País: 14º

2º Colégio Cognitivo (privado)

Média: 668,24
Posição no País: 43º

3º Escola de Aplicação do Recife (pública)

Média: 650,31
Posição no País: 99º

4º Colégio Fazer Crescer (privado)

Média: 646,41
Posição no País: 125º

5º Colégio Equipe (privado)

Média: 642,5
Posição no País: 172º

6º Escola Parque de Recife (privada)

Média: 639,59
Posição no País: 194º

7º Colégio GGE (privado)

Média: 636,35
Posição no País: 226º

8º Colégio Núcleo (privado)

Média: 634,06
Posição no País: 249º

9º Colégio 17 de Agosto (privado)

Média: 633,3
Posição no País: 259º

10º Grupo Genese de Ensino Ltda (Colégio GGE) (privado)

Média: 631,03
Posição no País: 298º

 

Comentários

Últimas notícias