COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Provas do SSA 3 da UPE podem ocorrer antes do Enem, em janeiro; SSA 1 e 2 ficariam para fevereiro

Proposta será apresentada pelo presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UPE. Em outros anos, o SSA aconteceu após o Enem

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 09/07/2020 às 14:57 | Atualizado em 10/07/2020 às 7:40
No vestibular seriado da UPE,  candidatos fazem provas três vezes. Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
Pela proposta, o bônus não valerá para as vagas do vestibular seriado, o SSA. Será apenas para o Sisu - FOTO: No vestibular seriado da UPE, candidatos fazem provas três vezes. Foto: Diego Nigro / JC Imagem

As provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), voltadas para os alunos do 3º ano do ensino médio, poderão ser realizadas antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em janeiro de 2021. A proposta de aplicação do SSA 3 antes do exame, invertendo o que sempre aconteceu em outras edições, será apresentada pelo pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), instância da UPE que trata dos processos seletivos. O assunto deve ser discutido na próxima reunião do CEPE, prevista para ocorrer no final deste mês de julho.

A UPE já tinha anunciado, em maio passado, o adiamento do vestibular seriado para o início de 2021, justamente por causa da pandemia da covid-19 e também pela postergação do Enem, que estava inicialmente programado para novembro. As datas do Enem foram anunciadas nesta quarta-feira (08) pelo Ministério da Educação (MEC): 17 e 24 de janeiro para as provas no modelo tradicional e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para o formato digital.

"Acho complicado deixar o SSA 3 para depois do Enem, o que seria só em fevereiro. Para nossa organização, é melhor realizar as provas antes do exame", justifica Ernani. Caso seja mantida a prática de realizar as provas em um domingo e uma segunda-feira, as prováveis datas para o vestibular seriado dos concluintes do ensino médio serão 10 e 11 de janeiro.

O primeiro domingo do ano é dia 3, o que torna a aplicação mais complicada considerando que será logo após o revéillon. E os domingos restantes de janeiro, com exceção do dia 10, serão todos usados para os testes do Enem (dias 17, 24 e 31).

SSA 1 E SSA 2

Ernani vai propor também ao CEPE que os testes do SSA 1 e SSA 2, respondidos respectivamente pelos estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio, fiquem para fevereiro, após o Carnaval. O Sábado de Zé Pereira cairá no dia 13 de fevereiro, um final de semana após o segundo e último dia de provas do Enem digital. Significa, portanto, que o SSA 1 e SSA 2 devem ser realizados na segunda quinzena de fevereiro.

A justificativa para deixar o SSA 1 e SSA 2 para o segundo mês de 2021 é que os participantes não ingressam logo na UPE, uma vez que a disputa pelas vagas só acontece quando o processo seletivo é concluído com as provas do SSA 3.

SEM MUDANÇAS

Em relação ao formato e ao conteúdo do vestibular seriado, Ernani informa que serão os mesmos dos anos anteriores. Havia uma perspectiva de realizar algumas mudanças, mas por causa da pandemia essas alterações não vão ocorrer este ano.

No modelo seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação. A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

DIAS DA SEMANA

Em outros anos, as provas do SSA ocorreram em dois dias, um domingo e uma segunda-feira. Embora ache pouco provável de acontecer, o presidente da comissão do vestibular diz que os testes poderão ser marcados em outros dias da semana.

"Dependemos da disponibilidade de prédios para realizar as provas", explica. A UPE utiliza seus prédios próprios e escolas da rede estadual. Como em janeiro existe a probalidade de haver aulas na educação básica, referentes ao ano letivo de 2020, isso pode dificultar a definição dos locais de provas.

SUGESTÃO

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, considera positiva a proposta do SSA 3 ser antes do Enem. "Embora mude a tradição, já que normalmente eram as provas do Enem primeiro e depois acontecia o SSA, essa inversão não traz problema algum porque o programa da UPE difere da programação do Enem. O Enem é mais abrangente, com uma perspectiva de contextualização muito maior dentro das áreas do conhecimento, enquanto o SSA ainda mantem o princípio das disciplinas isoladas entre si", observa José Ricardo.

"É interessante porque ainda estaremos em atividades nas escolas privadas. O SSA 3 acontecerá dentro do calendário letivo de 2020, já que nossa previsão é ir até o dia 15 de janeiro com aulas normais. O terceiranista já estará no embalo. Fará o vestibular seriado e depois o Enem, com as escolas em plena atividade. Será interessante para toda a comunidade escolar. A proposta tem nosso apoio", comenta José Ricardo.

Sobre a possibilidade de o SSA 1 e o SSA 2 ficar para fevereiro, o presidente do Sinepe discorda. E sugere que a UPE aplique esses testes em dezembro deste ano. "Em fevereiro já teremos iniciado o ano letivo de 2021. O aluno que era do 1º ano agora em 2020, portanto do SSA 1, estará no 2º ano, com a cabeça em outra série. Como os programas do SSA 1 do SSA 2 não são tão extensos, acredito ser possível vencê-los ainda este ano. Por isso, nossa sugestão é que a UPE considere a possibilidade de aplicar as provas nos dias 20 e 21 dezembro", afirma José Ricardo.

INSCRIÇÕES

A previsão da comissão do vestibular é abrir as inscrições do SSA 2020 no próximo mês de agosto. O valor da inscrição será o mesmo do ano passado, R$ 100. O anúncio do cronograma de inscrições depende da definição das datas das provas.

No SSA de 2019, contando as três etapas, 61.487 estudantes se inscreveram, sendo quase a metade, 28.955, do SSA 1. Para o SSA 3 foram 19.704 e para o SSA 3, 12.828 candidatos. Até o ano passado, as provas do SSA 3 sempre foram logo depois do Enem, enquanto as do SSA 1 e SSA 2 eram marcadas alguns fins de semana seguintes, normalmente no início de dezembro. Em 2019 aconteceram em 17 e 18 de novembro para os terceiranistas e em 1º e 2 de dezembro para os outros alunos.

Comentários

Últimas notícias