COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Consulta pública sobre retomada das aulas em Pernambuco já tem mais de 16 mil contribuições

Qualquer pessoa pode participar. Link para consulta está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação até a próxima sexta-feira (24). Não há aulas presenciais em Pernambuco desde 18 de março

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 20/07/2020 às 18:26 | Atualizado em 20/07/2020 às 19:28
Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Escolas, faculdades e universidades estão sem aulas presenciais, em Pernambuco, desde 18 de março - FOTO: Foto: Diego Nigro / JC Imagem

A consulta pública sobre o protocolo de retomada das atividades educacionais em Pernambuco, por causa da covid-19, já tem mais de 16 mil contribuições. O link para que a sociedade possa opinar, sugerir ou criticar as ações propostas pelo governo estadual para que voltem as aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades foi disponibilizado há seis dias, na última quarta-feira (15). Não foi anunciado ainda o calendário de retorno dessas aulas. A previsão é ter esse detalhamento ainda neste mês de julho.

O prazo para participar da consulta pública acaba na próxima sexta-feira (24). Qualquer pessoa pode se manifestar. É simples: ao acessar o link, disponível no site da Secretaria de Educação de Pernambuco, basta informar nome, e-mail, se estuda em alguma instituição de ensino (no caso afirmativo, indaga-se se é da rede pública ou privada, de ensino superior ou curso livre e o nome do estabelecimento). Também é preciso informar a cidade em que a pessoa reside. Depois há o campo para colocação de comentário, crítica ou sugestão.

Decreto assinado pelo governador Paulo Câmara mantem as unidades de ensino fechadas, em Pernambuco, até o dia 31 de julho por causa da pandemia da covid-19. O decreto foi publicado pela primeira vez em 18 de março, data em que houve a suspensão das aulas presencias no Estado. A definição das datas de reabertura do setor educacional depende do cenário epidemiológico do novo coronavírus.

Segundo o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, após o encerramento do prazo, o governo vai analisar o conjunto de contribuições. Caso entenda que há necessidade de ajustes no protocolo, isso será feito. O plano de retomada da educação tem 51 regras, divididas em três áreas: distanciamento social; medidas de proteção/prevenção; e monitoramento e comunicação. Reúne recomendações para educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, técnicos, de qualificação profissional e outros).

Medidas como uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras. Também a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais. Antes de concluir o documento, o secretário de Educação ouviu diversos representantes da educação pública e particular. A consulta pública é a oportunidade para que pais de alunos, por exemplo, possam opinar.

Comentários

Últimas notícias