COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFPE aprova bônus no Enem para feras de Pernambuco que vão concorrer a medicina no Recife

Proposta pretendia conceder o aumento de 10% também para os cursos de cinema, geologia e oceanografia, mas colegiados dessas graduações não concordaram

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 24/07/2020 às 15:07 | Atualizado em 24/07/2020 às 19:22
ALUISIO MOREIRA/SEI
Somente o curso de medicina, no Recife, vai dar bônus para os concorrentes no Sisu - FOTO: ALUISIO MOREIRA/SEI

(Atualizada às 18h20)

Foi aprovada, nesta sexta-feira (24), a concessão de 10% na média geral do Enem para os vestibulandos de medicina que residem e estudaram todo o ensino médio em Pernambuco e vão disputar vagas do câmpus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A proposta foi submetida à votação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e já vale para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021.

Inicialmente a reitoria pretendia conferir o bônus também para os concorrentes dos cursos de cinema, geologia e oceanografia, mas os colegiados dessas graduações não concordaram, por isso o benefício ficou restrito apenas à medicina. Na votação, foi colocada apenas a proposta para o curso médico.

O bônus já existe, na UFPE, para candidatos que fizeram todo o ensino médio em colégios da Zona da Mata e do Agreste pernambucano e que disputam vagas em cursos ministrados nas unidades acadêmicas de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste.

Terão direito ao acréscimo em medicina aqueles vestibulandos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais de Pernambuco, independentemente de ser pública ou privada.

A justificativa para aumentar a nota dos feras pernambucanos é porque nos últimos quatro anos (de 2017 a 2020), as vagas de medicina da UFPE, no Recife, tiveram uma ocupação média de 49% de estudantes de outros Estados brasileiros. Ano a ano, o percentual é maior que esse, com exceção de 2020: 51,1% em 2017, 51,4% em 2018, 53,4% em 2019 e 41,7% em 2020.

“É uma medida para fortalecer a presença dos estudantes pernambucanos que desejam concorrer ao nosso curso de medicina do Recife”, observa o reitor Alfredo Gomes.

Vale destacar que o estudante cotista terá que optar se vai querer concorrer pela cota (50% das vagas destinadas a quem estudou em escola pública) ou ganhar o bônus. Os dois benefícios não são cumulativos. Essa mesma regra já é adotada nos cursos de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

"Fiquei muito feliz com essa notícia. Comemorei demais. Porque muitas vagas de medicina da UFPE eram preenchidas por alunos do Sul e do Sudeste. Com o bônus nós de Pernambuco teremos mais chances de aprovação", diz Maria Eduarda Borges, 24 anos, que há seis anos tenta passar em medicina.

Outras universidades federais do Brasil adotam bônus em medicina, no Sisu, para alunos de seus Estados, alguns com restrições para determinadas áreas da unidade da federação (Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Acre e Rio Grande do Sul).

Comentários

Últimas notícias