COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Bônus da UPE, na nota do Enem, será para feras de medicina, odontologia e direito

Reitor Pedro Falcão disse que ideia é conceder 10% na média geral do estudante de Pernambuco que for concorrer a esses três cursos pelo Sisu. Proposta precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/07/2020 às 19:18 | Atualizado em 28/07/2020 às 19:28
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Provas do SSA começarão no dia 5 de dezembro - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

A proposta de bônus no Enem para alunos de Pernambuco que vão concorrer às vagas da Universidade de Pernambuco (UPE), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), será para os cursos de medicina, odontologia e direito. A informação foi dada pelo reitor da instituição, Pedro Falcão, durante coletiva na tarde desta terça-feira (28). Ele participou de uma entrevista juntamente com os reitores da UFPE, Alfredo Gomes, UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e Unicap, padre Pedro Rubens. O tema central da coletiva foi a retomada das aulas nas graduações, diante da pandemia de covid-19.

Pedro Falcão disse também que a ideia é ofertar o bônus de 10% na nota do Enem considerando a origem do candidato, de acordo com as regiões do Estado. "Para o curso de medicina, em Garanhus, por exemplo, haverá um bônus para os estudantes de lá e de cidades vizinhas", explicou o reitor. Para começar a valer, a proposta precisa de aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Não há data prevista para o tema entrar na pauta, mas a expectativa é que seja avaliado ainda este ano para valer já no Sisu de 2021. Caso o bônus seja aprovado, valerá apenas para o Sisu. As vagas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) permanecerão sem bônus. 

Para medicina, a UPE oferece 210 vagas (Sisu e SSA juntos), em três unidades acadêmicas. São 150 no Recife (câmpus Santo Amaro), 40 em Garanhuns (Agreste) e 20 em Serra Talhada (Sertão). Direito é ofertado no Recife e em Arcoverde, com 50 em cada. Odontologia também é ministrada no Recife (100 vagas) e em Arcoverde (20 vagas). 

Comentários

Últimas notícias