COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Colégios de Aplicação da UFPE e da UPE só devem selecionar novos alunos em dezembro ou no início de 2021

Datas das provas ainda não estão definidas por causa da pandemia de covid-19. Colégio Militar espera realizar seleção ainda em 2020. IFPE não terá vestibular de meio de ano

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/07/2020 às 22:27 | Atualizado em 29/07/2020 às 22:34
André Nery
Colégio de Aplicação da UFPE vai selecionar alunos para o ensino fundamental e ensino médio - FOTO: André Nery

Ainda não há uma definição das datas dos processos seletivos para novos alunos do Colégio de Aplicação da UFPE, Colégio Militar do Recife e das quatro escolas de aplicação vinculadas à Universidade de Pernambuco (Escola de Aplicação do Recife; Professor Chaves, em Nazaré da Mata, Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns; e Professora Vande de Souza Ferreira, em Petrolina). Mas mesmo sem os cronogramas fechados, com exceção do Colégio Militar, as demais instituições de ensino informam que os concursos serão adiados por causa da pandemia de covid-19. A previsão é que aconteçam no final deste ano ou no início de 2021.

APLICAÇÃO DA UFPE

"Vamos fazer todo o esforço para que a seleção ocorra ainda em 2020, provavelmente em dezembro. Esperamos divulgar o edital até setembro", explica o diretor do Aplicação da UFPE, Erinaldo do Carmo.

A quantidade de vagas, 60 para o 6º ano do ensino fundamental, deve ser mantida. "Acredito que teremos mais 10 vagas em outras séries", diz o diretor. Em outros anos, as provas ocorreram em outubro ou novembro.

ESCOLA DO RECIFE E DEMAIS LIGADAS À UPE 

O pró-reitor de ensino e presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, explica que o concurso das quatro escolas ligadas à instituição não será em 2020 pois depende do calendário de retorno das aulas na educação básica, suspensas em Pernambuco, para atividades presenciais, desde 18 de março.

A perspectiva é realizar o concurso em janeiro ou fevereiro. No ano passado, um total de 369 vagas foi ofertado para 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, com quase 5 mil concorrentes (juntando as quatro unidades de ensino). Os testes, em 2019, aconteceram em novembro.

"Acredito que até o final de agosto haja uma definição sobre as datas do processo seletivo das escolas de aplicação. Mas já é certo que as provas não serão este ano", ressalta Ernani Martins. A Escola de Aplicação do Recife é a mais concorrida entre as quatro vinculadas à UPE.

COLÉGIO MILITAR

O diretor do Colégio Militar do Recife, coronel Carlos Azevedo, assegura que haverá concurso de admissão para preencher 30 vagas do 6º ano.

"A intenção é realizar as provas este ano. O cronograma é definido pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército. É o mesmo para os 14 colégios militares. Pode ser que este ano, eventualmente, alguma escola realize em data diferente por causa das questões sanitárias", ressalta o coronel Azevedo. Nas edições passadas, a seleção aconteceu em meados de outubro.

IFPE

Por causa da pandemia, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) decidiu não realizar o vestibular de meio ano. As cerca de 2.500 vagas serão remanejadas para o processo seletivo que definirá os novos ingressantes de 2021.

"Estamos avaliando possíveis datas e formatos para a seleção. Não está nada fechado, mas a previsão é ter o vestibular no final de dezembro ou em janeiro", explica o pró-reitor de ensino, Assis Leão. O IFPE oferece cursos técnicos, tecnológicos e superiores em 16 cidades pernambucanas.

Comentários

Últimas notícias