COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE retoma aulas na graduação nesta terça-feira (08)

Aulas serão virtuais. As atividades presenciais estão suspensas desde 16 de março, por causa da pandemia de covid-19

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 07/09/2020 às 19:06 | Atualizado em 07/09/2020 às 19:07
Divulgação
UPE mantem câmpus em 10 cidades pernambucanas - FOTO: Divulgação

Quase seis meses após a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de covid-19 (desde 16 de março), a Universidade de Pernambuco (UPE) retoma nesta terça-feira (08) as atividades nas graduações, em um semestre extra e exclusivamente com aulas remotas.

Dos cerca de 14 mil graduandos, 83% se matricularam para cursar disciplinas no período extraordinário. A participação dos alunos foi facultativa. Chamado de Calendário Acadêmico Suplementar, terá 10 semanas de duração. Vai até 25 de novembro, mas as aulas acabarão em 14 de novembro.

"A adesão foi surpreendente. Na semana passada tivemos a semana de acolhimento. Percebemos a comunidade acadêmica muito motivada e unida. A formação docente também foi bem participativa. Nossa expectativa é boa para a retomada das aulas nas graduações", diz o pró-reitor de graduação, Ernani Martins.

A UPE oferece 54 cursos distribuídos em câmpus localizados em 10 municípios pernambucanos: Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

Os estudantes em situação de vulnerabilidade social que não têm acesso a internet se inscreveram em um edital para receber pacote de dados. Todos os que atenderem os critérios de renda foram contemplados, segundo Ernani. Como sobraram vagas, haverá uma nova chamada, prevista para essa semana.

DOAÇÕES

Como muitos alunos também não dispõem de computadores, a instituição lançou uma campanha para que empresas ou pessoas da sociedade possam doar equipamentos, novos ou usados, mas desde que estejam funcionando. "Recebemos tablets, celulares, computadores, desktop", explica Ernani.

A doação pode ser feita também em dinheiro, por meio de deposito bancário de qualquer valor (IAUPE, CNPJ: 03.507.661/0001-04. Banco:Banco do Brasil, agência: 3234-4, conta corrente: 11790-0). A reitoria, localizada em Santo Amaro, área central do Recife, e os campus do interior são pontos de coleta. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Comentários

Últimas notícias