COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Calouros da UFPE reivindicam participar do semestre extra de aulas

Aprovados na segunda entrada de 2020 não têm previsão ainda de quando vão começar as graduações. Por isso pedem autorização para que possam se matricular em um semestre extra, como fez a UFRPE

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/09/2020 às 21:09 | Atualizado em 28/09/2020 às 21:14
Foto: Ascom UFPE
UFPE foi a que mais ofertou vagas no Sisu, em Pernambuco - FOTO: Foto: Ascom UFPE

Calouros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovados para a segunda entrada de 2020 (2020.2) pleiteiam participar de um semestre extra de aulas na instituição. Devido à covid-19, os dois semestre letivos deste ano estão suspensos. Por isso não há ainda previsão, por enquanto, de quando esses 2.926 alunos classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão a vida universitária.

O coletivo se chama Acadêmicos UFPE 2020.2. A proposta dele é a criação do semestre remoto 2020.4, o qual contemplaria, prioritariamente, os discentes aprovados para a segunda entrada dos cursos de graduação deste ano, mas seria extensivo aos demais estudantes.

Atualmente, a UFPE implementou um calendário acadêmico suplementar, iniciado em agosto e com previsão de término em novembro. Nesse calendário suplementar a participação dos estudantes foi facultativa. Somente os calouros da primeira entrada puderam se matricular.

Se não tivesse havido a pandemia, os calouros da segunda entrada teriam começado as aulas também em agosto. O movimento Acadêmicos UFPE 2020.2 elaborou um projeto com detalhamento desse semestre extra. Pela proposta, iniciará em 4 de janeiro e acabará em 7 de abril.

"Protocolamos o documento na universidade, semana passada. Também enviamos por meio eletrônico", explica o estudante Rafael Pinheiro, 22 anos, calouro de direito e um dos que está à frente do movimento.

"Trata-se de uma questão de isonomia. Os estudantes da primeira entrada tiveram a possibilidade de cursar as disciplinas do calendário suplementar e, caso desistam ou reprovem, terão nova oportunidade, sem qualquer penalização, quando do retorno das aulas presenciais. Essa possibilidade, justa e adequada ao contexto de pandemia, não é, entretanto, extensível aos ingressantes no 2020.2, igualmente aprovados e classificados no processo seletivo de ingresso na universidade", destaca um trecho do documento.

UFRPE

O coletivo cita como exemplo a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Lá os calouros puderam se matricular, como alunos especiais, em até duas disciplinas no semestre extra. Conforme a pró-reitora de ensino de graduação da Rural, Socorro Oliveira, dos cerca de 2 mil aprovados na segunda entrada de 2020, 1.047 toparam começar a vida acadêmica.

"Permitimos a matrícula desses estudantes para motivá-los e não deixá-los tão distantes da universidade. Quando são aprovados no Sisu há apenas uma pré-matrícula. Eles têm a vaga garantida, mas não são ainda vinculados à UFRPE. Ao incorporá-los ao semestre extra, eles já passam oficialmente a serem alunos da universidade", explica Socorro Oliveira.

"Está dando muito certo. No início houve algumas dificuldades para entender o ambiente virtual, mas logo eles se adaptaram", afirma a pró-reitora. A UFRPE aprovou dois semestres extras, com conclusão em março. O primeiro semetre letivo de 2020, portanto, só será retomado em abril de 2021 (foi suspenso em 16 de março deste ano).

PESQUISA

Entre 1º e 9 de setembro, o grupo da UFPE realizou uma pesquisa com 653 calouros da segunda entrada (570 do câmpus Recife, 46 de Vitória de Santo Antão e 37 de Caruaru). Participaram estudantes de todas as graduações que possuem segunda entrada do campus Recife, com exceção do curso de engenharia de minas (segundo o coletivo, o quantitativo reduzido de alunos, 25, dificultou o contato com eles. Em Caruaru, apenas aprovados no curso de pedagogia não colaboraram com o levantamento. Em Vitória, alunos de todos os cursos do centro integraram a consulta.

Apenas 67 (10,3% dos votos) participantes foram contrários à criação do semestre remoto 2020.4, contra 586 pessoas (89,7%) que votaram favoravelmente à sua implementação. Questionado se teria interesse em se matricular nesse semestre extra, 92% dos jovens (601 votos) confirmaram o interesse em participar do 2020.4, caso ele seja efetivado. 

Quem quiser entrar em contato com o Acadêmicos UFPE 2020.2 pode acessar o grupo no Instagram (clique aqui).

 

Comentários

Últimas notícias