Com a pandemia da covid-19, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) resolveu modificar o processo seletivo para 11 cursos de nível técnico. Em vez de vestibular com aplicação de provas, a seleção se dará pelas notas dos candidatos em português e matemática obtidas durante o ensino médio. Como os cursos são subsequentes, só pode concorrer quem já concluiu a educação básica.
A oferta é de 470 vagas em 11 cursos, distribuídos nos câmpus de Abreu e Lima e Ipojuca, no Grande Recife, e Garanhuns e Pesqueira, no Agreste. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para a unidade de Pesqueira, o prazo de inscrição no vestibular simplificado acaba no próximo domingo (dia 4).
Nos demais câmpus, os interessados devem se cadastrar até 9 de outubro. Das 470 vagas, 60% são destinadas a egressos da escola pública. Há cotas também para concorrentes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou autodeclarados deficientes, conforme os editais.
As inscrições são feitas exclusivamente no site da Comissão de Vestibular (Cvest). Na seleção, o IFPE vai analisar o currículo dos candidatos observando as médias contidas no histórico escolar (Ficha 19) ou na declaração de boletim escolar. O envio dos documentos para seleção também é todo online. Os aprovados já começarão a ter aulas em novembro.
A unidade do IFPE em Belo Jardim, no Agreste, deve abrir inscrição para seleção entre os dias 6 e 17 de outubro.
Veja abaixo os cursos e vagas por câmpus
Abreu e Lima
Total de vagas: 110 vagas
Cursos: Segurança do Trabalho e Enfermagem
Informações: vestibular2020.2@abreuelima.ifpe.edu.br ou pelo telefone (81) 99156-1860
Garanhuns
Total de vagas: 72 vagas
Cursos: Eletroeletrônica e Meio Ambiente
Informações: vestibular2020.2@garanhuns.ifpe.edu.br
Ipojuca
Total de vagas: 180 vagas
Cursos: Petroquímica, Automação Industrial, Construção Naval, Química Industrial e Segurança do Trabalho
Informações: cvest.2020.2@ipojuca.ifpe.edu.br
Pesqueira
Total de vagas: 108 vagas
Cursos: Edificações e Eletrônica
Informações: vestibular2020.2@pesqueira.ifpe.edu.br ou pelo telefone (87) 988 558 084
Comentários