COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Professora e duas funcionárias de colégio estadual de Itaquitinga adoecem de covid-19 após voltarem para trabalho presencial

Casos foram registrados na Escola Estadual Severino Gouveia de Lima. Pais de alunos e docentes estão preocupados. Aulas no colégio não voltarão nesta terça-feira

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 05/10/2020 às 18:53 | Atualizado em 06/10/2020 às 0:01
Divulgação Sintepe
Maria do Carmo, educadora de apoio da escola, gravou vídeo denunciando o problema - FOTO: Divulgação Sintepe

Uma professora e duas funcionárias de uma escola estadual de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco, estão com covid-19. Elas apresentaram sintomas da doença depois que a escola voltou a funcionar, na semana passada, apenas para planejamento dos docentes e organização da estrutura do colégio, a fim de reabrir para os alunos a partir desta terça-feira (06). A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e foi confirmada pela Secretaria Estadual de Educação.

As profissionais trabalham na Escola Estadual Severino Gouveia de Lima. Em um vídeo gravado pelo Sintepe nesta segunda-feira (05), a representante setorial Maria do Carmo Neves informa que uma docente de biologia testou positivo para o novo coronavírus na última quinta-feira (1º).

"Exerço a função de educadora de apoio na escola. Venho acompanhando os meus professores no dia a dia. Depois do dia 29, na volta dos professores à escola, uma professora de biologia desta escola testou positivo na quinta-feira. Hoje (segunda-feira) mais dois funcionários, uma merendeira e uma auxiliar de serviços gerais, também testaram positivo para covid-19", diz Maria do Carmo.

"Isso nos deixa com uma preocupação de estar convivendo neste mesmo ambiente. Elas estão afastadas. Mas e o contato que tiveram quando estavam na escola? Os pais estão preocupados, mandando mensagens nos grupos de whatsapp. Qual é a posição do governo, nesta perspectiva, nessa ansiedade que nós nos encontramos?", questiona a educadora de apoio.

"Ultimamente a Secretaria Municipal de Saúde não tem divulgado os números de contaminação de covid. A nossa preocupação é maior ainda porque os nossos professores são provenientes de outras cidades, como Goiana, Vitória de Santo Antão e João Pessoa. São municípios com índices cada dia mais elevados de covid-19, como Goiana", complementa Maria do Carmo.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco informou que a professora doente não sabia que estava contaminada quando foi para a escola. Portanto, que a docente não foi contaminada no ambiente escolar. Afirma ainda que ela e as outras duas pessoas infectadas estão afastadas e em isolamento. Por questões de segurança, a secretaria não retomará as aulas no colégio nesta terça-feira (06). As atividades presenciais voltarão apenas na próxima semana.

Comentários

Últimas notícias