COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Devido à pandemia, concurso para novatos do Colégio de Aplicação da UFPE não terá redação

Candidatos às vagas do 6º ano do ensino fundamental terão provas de português e matemática

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 15/10/2020 às 13:14 | Atualizado em 15/10/2020 às 13:14
André Nery
Seleção terá 60 vagas para o 6º ano do ensino fundamental - FOTO: André Nery

A prova de seleção para alunos novatos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será menor. Por causa da pandemia de covid-19, a comissão que organiza o concurso decidiu retirar a prova de redação para os candidatos às vagas do 6º ano do ensino fundamental ofertadas em 2021. Estão mantidos testes de português e matemática, cada um com 15 questões objetivas.

Ainda não há data definida para realização do processo seletivo. Segundo o diretor do Colégio de Aplicação, Erinaldo do Carmo, a previsão é aplicar os testes após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, programadas para ocorrerem em janeiro e fevereiro de 2021 (17 e 24 de janeiro para o modelo impresso e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para o formato digital).

"É certeza que a seleção não será este ano. Provavelmente vamos realizar as provas entre o final de fevereiro e o início de março. Queremos observar como vai ser a aplicação do Enem neste contexto da pandemia de covid-19. Será preciso distribuir os candidatos em mais salas, portanto teremos que dispor também de mais fiscais. A experiência do Enem nos ajudará a organizar nosso processo seletivo", explica Erinaldo.

Com a retirada da redação, o tempo da seleção vai diminuir em meia hora, ficando, portanto, com 3h de duração. "A justificativa para não ter a redação é reduzir o tempo de permanência dos estudantes nas salas de aplicação da seleção", diz o diretor. "Também porque levamos em média 30 dias apenas para corrigir os textos. Com a previsão de iniciar o ano letivo em março, o resultado precisa sair mais rápido. Com as provas objetivas é imediato", observa Erinaldo.

EDITAL

A expectativa é lançar o edital em fevereiro de 2021. "Uma de nossas preocupações é não aumentar muito o valor da inscrição, mesmo com a necessidade de mais investimentos", observa Erinaldo. Ano passado, a taxa de inscrição custou R$ 165.

A quantidade de vagas deve permanecer a mesma, 60, para o 6º ano, sendo 30 para egressos de escolas públicas. "Vamos ofertar também 15 vagas em outras séries", informa o diretor do colégio. Em média, observando as últimas seleções, há 1.800 candidatos inscritos. Veja aqui as provas de 2019.

OUTROS COLÉGIOS

As provas de seleção para os quatro colégios de Aplicação da rede estadual, ligados à Universidade de Pernambuco (UPE), serão realizadas no dia 22 de janeiro do próximo ano. Vão ser ofertadas 332 vagas, sendo 252 para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 80 para o 1º ano do ensino médio.

As inscrições estão abertas e seguem até 6 de novembro. As unidades de ensino estão em quatro cidades pernambucanas: Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. A taxa de inscrição custa R$ 85. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet (clique aqui).

 

Comentários

Últimas notícias