COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

No Dia do Professor, 24.516 profissionais de educação de Pernambuco recebem salário extra. Veja escolas contempladas

O pagamento extra é o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e se baseia no cumprimento de metas do Idepe, indicador de qualidade aferido pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 15/10/2020 às 16:20 | Atualizado em 15/10/2020 às 17:09
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Escolas que atingiram as metas receberam salário extra nesta quinta-feira - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Sessenta por cento das 1.060 escolas da rede estadual atingiram totalmente ou parcialmente as metas pactuadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe). Como prêmio, docentes, coordenadores e gestores de 635 colégios, além dos funcionários das Gerências Regionais de Educação (GREs) aos quais estão vinculados, receberam nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, um 14º salário, chamado de Bônus de Desempenho Educacional (BDE).

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o investimento para pagar o BDE é de R$ 21,7 milhões. Das 635 unidades de ensino que terão direito ao pagamento extra, 466 cumpriram 100% da meta estipulada. No total, serão beneficiados 24.516 servidores da educação. (veja aqui todas as escolas contempladas)

O valor que cada profissional recebe é proporcional ao percentual atingido pela escola. O montante repassado é calculado em cima do vencimento da primeira faixa salarial dele. Anualmente, cada escola assina um termo de compromisso com a Secretaria de Educação. As metas consideradas são as do Idepe do ano anterior. A Escola Dona Maria Teresa Correa, no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, por exemplo, atingiu 93% da meta.

No ano passado, considerando o desempenho no Idepe de 2018, 700 escolas ganharam o BDE. Em 2018 foram 659 e em 2017 houve 532 unidades de ensino contempladas. O bônus existe desde 2008 e foi instituído pela lei nº 13.486.

METODOLOGIA

O Idepe usa a metodologia semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do governo federal. A diferença é que o índice nacional é calculado a cada dois anos, enquanto o estadual é anual. Para compor a média, observa-se o desempenho dos alunos em provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (Saepe), aplicado para turmas dos 2º, 5º e 9º anos do fundamental e 3º ano do ensino médio. A esse resultado soma-se o fluxo escolar, uma combinação das taxas de aprovação, reprovação e abandono.

 

Comentários

Últimas notícias