COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Governo de Pernambuco propõe férias dos professores estaduais a partir de 18 de janeiro. Categoria é contra

Proposta foi apresentada pela Secretaria Estadual de Educação em mesa de negociação com o Sintepe. A sugestão é que as férias sejam até 17 de fevereiro

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 11/11/2020 às 19:34 | Atualizado em 11/11/2020 às 19:41
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Aulas presenciais na rede estadual voltaram em 21 de outubro e apenas para o ensino médio - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

O período de férias dos professores da rede estadual deve ser motivo de impasse entre a categoria e o governo de Pernambuco. A proposta da Secretaria Estadual de Educação é que o ano letivo de 2020 acabe em 15 de janeiro, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo. As férias seriam de 18 de janeiro a 17 de fevereiro. O último dia do descanso cai na Quarta-feira de Cinzas. Dias 18 de fevereiro seria para os docentes voltarem ao trabalho, mas o ano letivo de 2021, para os estudantes, começaria em 22 de fevereiro.

A proposição foi apresentada em mesa de negociação na última segunda-feira (09) e informada pelo Sintepe, aos professores, durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (11). "O desejo da categoria é manter todo o mês de janeiro para as férias. O Estatuto do Magistério prevê férias por 30 dias e um recesso de 15 dias. Embora não seja lei, é algo incorporado há décadas que as férias são em janeiro e o recesso em julho", diz Fernando Melo.

"Apenas colocamos a proposta do governo durante a assembleia mas não votamos nada a respeito disso. O assunto será debatido novamente com o governo na próxima rodada de negociação", explica Fernando. De acordo com ele, a previsão é voltar a se encontrar com a Secretaria de Educação ainda esta semana ou no começo da próxima.

"Com a pandemia, tivemos um ano atípico. O trabalho remoto, jornada dupla, mais tempo para preparar as aulas, mais atenção aos alunos e os problemas emocionais causados pela covid-19, tudo isso está deixando a categoria cansada e desejando as férias em janeiro", comentou o presidente do Sintepe.

As aulas presenciais, em todo o Estado e para redes públicas e privadas, foram suspensas em 18 de março por causa do novo coronavírus. Voltaram, nas escolas estaduais, em 6 de outubro, mas apenas por um dia pois os professores conseguiram barrar o retorno na Justiça.

Depois de impasses, estudantes e docentes retomaram em 21 de outubro. Mas apenas alunos do ensino médio podem frequentar as escolas. O ensino fundamental, na rede pública, ainda não tem data autorizada pelo governo para atividadades presenciais.

PARALISAÇÃO

Durante a assembleia, os docentes aprovararam uma paralisação geral, no dia 18. Nesta data, a partir das 9h, haverá um ato em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife e sede do Executivo estadual. "Vamos parar no dia 18 as aulas remotas e presenciais porque o governo não repassou o reajuste do piso salarial do magistério, que deveria ter acontecido desde janeiro", informa Fernando.

 

 

Comentários

Últimas notícias