COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Férias nas escolas estaduais de Pernambuco começam em 4 de janeiro

Inicialmente governo queria que as férias começassem em 18 de janeiro, mas os docentes foram contra

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 04/12/2020 às 16:07 | Atualizado em 04/12/2020 às 16:09
BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM
Professores de Pernambuco irão fazer um dia de paralisação - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

Alunos e professores da rede estadual terão férias entre 4 de janeiro e 2 de fevereiro. Inicialmente, a proposta da Secretaria de Educação de Pernambuco era concluir o ano letivo de 2020 em 15 de janeiro, mas os professores não concordaram. Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (04), entre Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e secretaria, chegaram a um entendimento e as férias vão durar todo o mês de janeiro, como queriam os docentes.

O ano letivo de 2021 está previsto para começar dia 3 de fevereiro. Entre 5 e 19 de julho haverá outra pausa, chamada na rede estadual de recesso escolar. Devido à pandemia de covid-19, os anos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo de aprendizagem.

A rede estadual tem cerca de 560 mil alunos. São cerca de 37 mil professores na ativa e a mesma quantidade de aposentados. Há ainda 14 mil docentes com contrários temporários, ou seja, lecionam mas não são do quadro efetivo da rede estadual.

REDE PRIVADA

Nas escolas particulares de Pernambuco, as aulas poderão acontecer até 15 de janeiro. A definição do encerramento do ano letivo de 2020 vai depender de cada colégio. Mas a convenção coletiva de trabalho assegura aos professores da rede privada um recesso de 15 dias em janeiro. Para esses docentes, as férias são em julho.

 

 

Comentários

Últimas notícias