COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Governo de Pernambuco promete seleção simplificada para resolver falta de professor na UPE

Um grupo de alunos realizou um protesto nesta quinta-feira em frente ao Palácio do Campo das Princesas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 10/12/2020 às 12:23 | Atualizado em 10/12/2020 às 12:25
 Paulo Daniel
Alunos da UPE fazem ato em frente ao Palácio do Campo das Princesas - FOTO: Paulo Daniel

Para resolver o problema da falta de professores na Universidade de Pernambuco (UPE) - há 490 disciplinas sem docentes - será realizada uma seleção simplificada. Segundo o reitor Pedro Falcão, haverá a convocação de 163 professores temporários. Na manhã desta quinta-feira (10), um grupo de alunos da instituição realizou um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, sede do poder Executivo estadual. Devido às restrições da pandemia de covid-19, o ato contou com 15 estudantes.

Uma comissão de cinco alunos foi recebida pelo secretário executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo. "Além da seleção simplificada, o governo formou uma comissão permanente de seis pessoas, sendo quatro estudantes e dois representantes da Casa Civil e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para termos reuniões a partir de 11 de janeiro, a fim de discutir os problemas da UPE", explica o diretor de comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nelson Barros.

A preocupação dos estudantes é se dará tempo de a seleção simplificada ocorrer antes do início das aulas do primeiro semestre letivo de 2020, que vai recomeçar em 8 de fevereiro de 2021. As aulas presenciais foram interrompidas em 16 de março deste ano por causa do novo coronavírus. O retorno das atividades será no modelo híbrido, ou seja, com aulas presenciais e remotas. Segundo o reitor Pedro Falcão, está previsto concurso público apenas em 2022.

"Apresentamos uma pauta com seis itens. Tivemos resposta concreta de apenas um, a seleção simplificada para professor e que vai depender de ajustes com o Ministério Público. Esperamos que a questão seja resolvida antes do início do semestre 2020. Vamos cobrar uma definição dos outros pontos", afirma Nelson. As outras cinco reivindicações são: aumento do auxílio digital; aquisição de EPIs para alunos; criação de um auxílio social; transporte intermunicipal (para alunos dos câmpus da Zona da Mata) e reforma da clínica de odontologia de Arcoverde (Sertão).

 

Comentários

Últimas notícias