COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escola estadual de Itacuruba ganha prêmio nacional de gestão escolar

Anúncio foi feito nesta quinta-feira. Colégio concorreu com outras 8 mil escolas do Brasil. Unidade vai receber R$ 30 mil

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 10/12/2020 às 18:02 | Atualizado em 10/12/2020 às 18:09
DIVULGAÇÃO
ITACURUBA Professores levaram material para alunos da zona rural, de quilombo e aldeias - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Escola de Referência em Ensino Médio Maria de Menezes Guimarães, que fica no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, venceu o Prêmio Gestão Escolar 2020. O anúncio foi feito no fim da tarde desta quinta-feira (10), pelo canal do Youtube da TV Escola. O colégio foi para a final com outras quatro unidades de ensino. Havia 8 mil concorrentes do País.

Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI). Na edição deste ano, a premiação identificou as melhores experiências de unidades de ensino que estão fazendo a diferença com o ensino durante a pandemia de covid-19.

Entre as atividades, a Erem de Itacaruba levou tarefas impressas para os estudantes que moram na zona rural. Entre eles, muitos vivem em um quilombo e em três aldeias indígenas. Também apresentou um programa semanal na rádio local com podcast e paródias. Em outra ação, convidou comerciantes e moradores da cidade para apadrinharem alunos, dando a eles créditos de celular para conexão com a internet, garantindo assim o acompanhamento das aulas remotas. A escola tem 331 alunos.

A escola ganhou prêmio de R$ 30 mil, além de cursos de especialização da Univesp para a equipe escolar, e computadores e tablets oferecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Serão 7 notebooks e 10 tablets para cada uma das referências regionais.

"Vamos fazer plenárias para discutir com a comunidade o que faremos com esse dinheiro, faz parte da nossa gestão democrática", afirmou a gestora da escola, Tatiany Leal. Uma parte da equipe da unidade de ensino acompanhou a transmissão pela web na escola e comemorou bastante o resultado.

"Como secretário de Educação de Pernambuco, estou muito feliz e emocionado. A Escola Estadual Maria de Menezes de Itacuruba merece muito. Orgulho para Pernambuco", comentou Fred Amancio.

Comentários

Últimas notícias