COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Horários, provas, o que pode e o que não pode no SSA 1 e SSA 2 da UPE

Alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio farão as provas do vestibular seriado nestes domingo e segunda-feira. São quase 50 mil candidatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/01/2021 às 7:03 | Atualizado em 30/01/2021 às 7:06
Notícia
X

O caminho para conquistar uma vaga no ensino superior começa neste fim de semana para 26.347 adolescentes. Eles estão inscritos na primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), processo que avalia os estudantes durante os três anos do ensino médio. Domingo e segunda-feira (01) serão aplicadas, de manhã, as provas do SSA 1, voltada para esses alunos que terminaram o 1º ano em 2020. À tarde, nesses mesmos dias, acontecerá o SSA 2, para os concluintes do 2º ano, que somam 22.836 candidatos.

Para os vestibulandos do 3º ano, o SSA 3 será nas próximas quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), com a participação de 14.282 jovens. Somente ao concluir as três fases o participante concorre a 1.740 vagas em 54 graduações da UPE.

Assim como no Enem, os estudantes terão que realizar as provas com máscaras para se protegerem da covid-19. Fiscais também vão usar a proteção. Nas salas, será disponibilizado álcool a 70% para higienização das mãos, mas o candidato também pode levar. A ocupação das salas será de um terço da capacidade para garantir o distanciamento social.

“Faremos a sanitização das salas antes e depois das provas. Costumávamos usar apenas prédios da UPE e escolas estaduais, mas como desta vez precisamos de mais locais vamos aproveitar também colégios privados. Todos os espaços foram checados para garantir a biossegurança dos candidatos e de quem estará trabalhando”, ressalta o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

O maior desafio será fazer a limpeza das salas para o SSA 2. Isso porque pela manhã os estudantes do SSA 1 terão provas até 12h15. Haverá um intervalo de menos de uma hora para que os locais sejam sanitizados até a entrada dos inscritos no SSA 2, a partir das 13h. “Vamos abrir os portões 15 minutos mais cedo que nos anos anteriores para evitar aglomerações”, explica Ernani. “Montamos uma operação de guerra para fazer a sanitização dos prédios”, diz.

Vale lembrar que, ao contrário do Enem, no SSA não é permitido levar celular ou outro equipamento eletrônico. Fiscais não estão autorizados a guardar os aparelhos. Quem for pego com telefone será eliminado. Outra diferença do Enem é que no vestibular seriado a apresentação do cartão de inscrição é obrigatória, assim como um documento oficial com foto. As provas podem ser respondidas com caneta azul ou preta.

Maria Júlia Pinho, 15 anos, concluiu o 1º ano do ensino médio, ano passado, no Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Coincidentemente é lá que ela fará as provas do SSA 1. Embora a escolha do candidato para o curso que deseja concorrer a uma vaga no seriado só aconteça no SSA 3, Júlia já sabe que quer medicina. “Desde pequena penso em ser médica”, afirma. “É inevitável ficar um pouco nervosa, mas o colégio nos preparou bem. Achei ótimo fazer as provas no Santa Maria porque fico mais segura em relação à pandemia pois sei de todos os cuidados que há lá”, comenta a adolescente.

REAPLICAÇÃO

Na UPE não há reaplicação das provas. Portanto, caso algum estudante esteja com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa ele deve informar à comissão do vestibular para realizar as provas em um local separado dos demais. Se o adolescente apresentar sintomas durante a realização dos testes, vai ser conduzido a uma sala específica para fazer a avaliação isolado.

PLANTÃO

Neste sábado (30), véspera do início do SSA, a comissão do vestibular estará de plantão, das 8h às 16h, para receber os pedidos de aplicação especial ou tirar dúvidas dos alunos. O atendimento é na reitoria da UPE, localizada em Santo Amaro, área central do Recife.

Para quem não estiver na capital ou não puder comparecer presencialmente, o telefone da comissão é 3183-3660 e 3183-3791. O e-mail é [email protected].


PROGRAME-SE

Horários

SSA 1

Abertura dos portões: 6h45
Fechamento dos portões: 8h
Início das provas: 8h15
Saída liberada: 11h15
Término das provas: 12h15


SSA 2

Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h15
Início das provas: 14h30
Saída liberada: 17h30
Término das provas: 18h30

Provas

Domingo
44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia

Segunda-feira
46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia


O que levar
* Caneta azul ou preta
* Máscara
* Álcool em gel
* Documento de identidade
* Cartão de inscrição
* Água e lanche

Atenção!

No SSA NÃO é permitido portar telefone celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Fiscais não ficam com os aparelhos. Quem for pego será eliminado

 

REGRAS DE BIOSSEGURANÇA
Veja algumas das regras informadas pela comissão do vestibular para conter a contaminação da covid-19

USO DE MÁSCARAS

* O uso de máscara facial de proteção, industrial ou caseira, é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca.

* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada duas horas.

ACESSO AOS PRÉDIOS

* Tanto na entrada como na saída dos locais de aplicação das provas não será permitido aglomeração. Portanto, o candidato nesses dois momentos deve se abster de conversas em grupos e períodos de espera com distanciamento inferior a 1,5 metros entre os candidatos e colaboradores envolvidos. Nesta direção, não são permitidos cumprimentos como abraços e apertos de mãos.

* Em caso de necessidade, poderão ser utilizados termômetros para aferição de temperatura em sala de aula.

LANCHES E ÁGUA

* Está permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual, bem como o uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

* Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. Esses prédios foram devidamente checados e atendem os protocolos, inclusive, quanto ao número de pessoas circulantes durante a realização das provas.

* Será disponibilizado, em todas as salas, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Mas caso o candidato ache necessário, também poderá portar recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. Não será permitido, em hipótese alguma, portar outro tipo de álcool ou antisséptico para higienização das mãos.

* O uso de banheiros será controlado pela equipe de colaboradores, estando condicionado aos protocolos de higienização vigentes

 

Tags

Autor