ENSINO SUPERIOR

Governo de Pernambuco lança edital do Prouni-PE que prevê 1 mil bolsas para estudantes do ensino superior

Programa é voltado para alunos ainda não formados em curso superior matriculados em instituições de ensino superior sediadas no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 08/02/2021 às 11:15 | Atualizado em 08/02/2021 às 11:57
Notícia
X

O edital para a seleção de estudantes para o Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE) foi divulgado na manhã desta segunda-feira (8) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). O programa vai oferecer mil bolsas de estudos no valor de R$ 500 para alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), como as autarquias municipais, instituições comunitárias de educação superior e as instituições privadas com sede no Estado. 

Segundo o edital do Prouni-PE, apenas podem participar do programa estudantes que ainda não se formaram em curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em colégios privados na condição de bolsista integral.

O candidato também precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos. De acordo com a Secti-PE, o processo seletivo tem como critério de seleção a nota mínima de 350 pontos no Enem. As inscrições ocorrem de 15 de fevereiro a 1º de março, por meio do site do Prouni-PE.

Pagamento das bolsas

A concessão das bolsas vai beneficiar dois grupos de estudantes. O primeiro, com 70% das vagas, será formado por alunos de graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em especial dos cursos das engenharias, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia, biologia e afins. O segundo grupo, com os 30% das vagas restantes, será formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior. Os valores das bolsas serão repassados diretamente pela Secretaria aos estudantes, através de depósito em conta bancária.

O programa também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência; pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE.

 

Tags

Autor