COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

MEC apresenta proposta de datas de inscrições do Sisu 2021

Cronograma foi apresentado ao colegiado de pró-reitores de graduação da Andifes na manhã desta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/02/2021 às 14:02 | Atualizado em 09/02/2021 às 18:04
Notícia
X

A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 aconteçam entre 6 e 9 de abril, com realização das matrículas pelas universidades entre 14 e 19 de abril. Já a primeira lista de espera deve ser divulgada em 22 de abril.

Essas datas foram apresentadas na manhã desta terça-feira (09) pelo diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa Silva, durante reunião online com o Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A previsão dele é ainda esta semana fechar esse calendário com o secretário de Ensino Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e lançar o edital nos próximos dias. O prazo para adesão das universidades ao Sisu 2021 acaba na próxima sexta-feira (12).

As notas do Enem 2020, necessárias para que os candidatos concorram às vagas no Sisu, estão programadas para serem liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 29 de março.

A coordenadora do Cograd e pró-reitora de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Socorro Lima, submeteu aos colegas a proposta do MEC em relação às datas da primeira edição. A sugestão de cronograma foi aprovada pelo colegiado.

VAGAS

O Sisu substitui o vestibular e reúne opções de cursos em universidades e institutos de todo o País. Qualquer pessoa que fez o Enem 2020 e que não tirar zero na redação pode concorrer. Na primeira edição do Sisu de 2020, realizada em janeiro do ano passado, houve no País 237.128 vagas em 128 instituições.

Todas as quatro universidades públicas de Pernambuco disponibilizam suas vagas em cursos de graduação no Sisu. As três federais - UFPE, UFRPE e Univasf - colocam 100% das vagas no sistema. Já a estadual UPE oferta metade das suas vagas no Sisu. A outra metade é preenchida por meio do vestibular seriado, o SSA. Os dois institutos federais do Estado, IFPE e IF Sertão-PE, também fazem parte do Sisu.

SEGUNDA EDIÇÃO

Na reunião, Edimilson também informou aos pró-reitores de graduação uma previsão de calendário para a segunda edição do Sisu 2021. Ele destacou que essas propostas de datas só serão viáveis se o MEC conseguir retomar a sequência de inscrições começando pelo Sisu, depois o Prouni e por fim o Fies.

Essa ordem, devido ao adiamento do Enem 2020 para janeiro, teve que ser alterada. Excepcionalmente houve o Prouni e o Fies agora em janeiro e fevereiro, antes do Sisu, que ficou por último.

"Se for viável retomar a sequência que adotávamos, que era Sisu, Prouni e Fies, a adesão das instituições à segunda edição do Sisu acontecerá de 3 a 7 de maio, com inscrições dos candidatos de 7 a 10 de junho", explicou Edimilson. Ele lembrou que ainda é uma sugestão de cronograma.

Ele afirmou também que não está descartada a possibilidade de haver uma terceira edição do Sisu neste ano, a depender de como for o preenchimento das vagas nas duas edições já regularmente previstas.

EVASÃO

"Nós pró-reitores de graduação estamos muito preocupados com o preenchimento das vagas na edição do Sisu de 2021 devido ao grande número de desistência que ocorreu no Enem. Teremos menos de 50% da quantidade de estudantes que tradicionalmente concorrem para preencher nossas vagas", ressaltou Socorro Lima.

"Em Estados que têm várias instituições públicas de ensino superior no Sisu, como é o caso de Pernambuco, a gente teme um esvaziamento e o não preenchimento de algumas vagas. Por isso estamos vendo estratégias para que possamos atingir 100% das vagas ofertadas com 100% dos estudantes matriculados", afirmou a pró-reitora da UFRPE.

PERNAMBUCO

Mais de 15 mil vagas serão ofertadas, em cursos de graduação, pelas seis instituições de ensino de Pernambuco que participam do Sisu.  O JC pediu que essas instituições informassem o total de vagas que cada uma vai ofertar no Sisu 2021. Somente o IFPE não tem ainda a definição. As demais detalharam. Dá 15.511 vagas.

A UFPE e a UFRPE terão acréscimo de vagas, enquanto Univasf e UPE manterão a mesma oferta de 2020. Na UFPE serão 6.992 vagas, 10 a mais que ano passado. O aumento é na graduação em fonoaudiologia, câmpus Recife. 

Na UFRPE a novidade é a implantação do curso tecnólogo de aquicultura, também na capital pernambucana, com 30 vagas. No total a Rural terá 4.370 vagas (foram 4.340 em 2020).

A UPE terá 1.740 vagas e a Univasf, 1.610. Nos três câmpus que mantem em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Salgueiro, ambas no Sertão, a Univasf soma 800 vagas. As outras 810 estão nas unidades acadêmicas da Bahia e do Piauí.

O IF Sertão abrirá 799 vagas em oito municípios (Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada). É a mesma quantidade de vagas de 2020, com a diferença que no ano passado 120 dessas vagas foram ofertadas na segunda edição do Sisu. Desta vez todas estarão na primeira edição do sistema.

As vagas em Pernambuco*

* O número total no Estado será conhecido quando houver a assinatura de todos os termos de adesão pelas instituições, junto ao MEC. Mas a pedido do JC, as instituições, com exceção do IFPE, informaram a quantidade de vagas que serão oferecidas na primeira edição do Sisu 2021

UFPE

6.992 vagas

* 10 a mais no curso de fonoaudiologia

UFRPE

4.370 vagas

* 30 a mais no novo curso tecnólogo de aquicultura

UPE

1.740 vagas

*igual ao ano passado

 Univasf

1.610 vagas

*igual ao ano passado


IF Sertão

799 vagas
Mesma quantidade do ano passado, mas em 2020 120 dessas vagas foram na segunda edição do Sisu

Tags

Autor