COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFRPE inicia consulta pública para definir data de início do ano letivo de 2021 e retomada das aulas de 2020

Previsão é só começar ano letivo de 2021 em janeiro de 2022. Alunos, professores e servidores podem participar da consulta até 1º de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 18/02/2021 às 14:56 | Atualizado em 18/02/2021 às 15:04
Notícia
X

O ano letivo de 2021 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) só vai começar em janeiro de 2022. Três propostas de calendário acadêmico estão em votação pela comunidade universitária, todas com datas de início para o primeiro mês do ano que vem.

Alunos, professores e funcionários podem participar, até 1º de março, de uma consulta pública para definir um novo plano de funcionamento da instituição enquanto ainda houver a pandemia de covid-19. Um dos itens do documento trata justamente do calendário letivo. As datas sugeridas são 10, 24 ou 31 de janeiro de 2022.

A consulta também contempla uma proposta para a retomada das aulas dos cursos presenciais de graduação referentes ao ano letivo de 2020. Os dois semestres do ano passado estão suspensos. Em agosto último, a UFRPE iniciou um semestre letivo extraordinário, apenas com aulas remotas por causa do coronavírus e participação facultativa. Atualmente está em curso o segundo período extraordinário, que deve terminar no final de fevereiro.

Nas três propostas de calendário, o semestre 2020.1 será retomado em 5 de abril. Numa das opções, o semestre 2020.2 começa em 16 de agosto, em outras duas em 30 de agosto.

Após encerrada a consulta pública, serão incorporadas as sugestões viáveis apresentadas. A versão final do documento será apresentada aos Conselhos Superiores da UFRPE, no próximo dia 12 de março, quando passará por votação.

O plano completo de funcionamento está dividido em nove eixos: ensino de graduação; ensino de pós-graduação; pesquisa; internacionalização; extensão e cultura; assistência estudantil; gestão de pessoas; logística e infraestrutura; e valorização da vida, direitos humanos, diversidades e enfrentamento às desigualdades. É resultado do trabalho de grupos de trabalho formados por docentes, discentes e técnicos-administrativos de todos os setores e unidades da instituição.

Qualquer pessoa que faça parte da comunidade universitária da UFRPE pode analisar a minuta e, caso deseje, enviar sugestões e manifestações (até 1º de março) para o e-mail [email protected].

Veja aqui as três propostas de calendário acadêmico

Confira aqui a minuta de funcionamento da UFRPE neste ano de 2021

 

Tags

Autor