COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Candidatos já podem consultar as notas do Enem 2020

Com a média geral do exame é possível concorrer a vagas no Sisu, cujas inscrições serão na próxima semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/03/2021 às 18:24
Notícia
X

Com Agência Brasil

Os cerca de 2,5 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, tanto na versão impressa quanto na digital, já podem consultar suas notas individuais. O resultado pode ser conferido na Página do Participante ou no aplicativo do exame. Para os treineiros o desempenho será liberado apenas em 28 de maio.

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”.

O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular), escolha uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gere uma nova senha.

Além do resultado da redação, que varia de zero a mil, os participantes poderão conferir as notas individuais, referentes às provas das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

A avaliação, que deveria ter sido realizada ano passado, foi adiada para este ano por causa da pandemia de covid-19. Aconteceu em três aplicações, nos meses de janeiro e fevereiro. De Pernambuco, somadas as três edições, houve aproximadamente 150 mil candidatos.

As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Sisu 2021 terá 209.190 vagas em 5.685 cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão na próxima semana, entre 6 e 9 de abril. Os candidatos já podem consultar as vagas.

As cinco universidades públicas de Pernambuco - UFPE, UFRPE, UFAPE, UPE e Univasf - e os dois institutos federais (IFPE e IF do Sertão PE) integram o Sisu. Juntas, as sete instituições vão disponibilizar 15.539 vagas em cursos superiores.

Tags

Autor