COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Trabalhadores e professores de faculdades e universidades do Recife podem agendar vacinação contra covid-19 a partir desta quinta-feira

Vacinação deve ser agendada pelo Conecta Recife. Trabalhadores da educação básica já estão sendo imunizados no Recife desde o final de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 27/05/2021 às 18:28 | Atualizado em 28/05/2021 às 0:09
Notícia
X

atualizada à 0h08

A partir das 20h desta quinta-feira (27), trabalhadores da educação do Recife que atuam em faculdades e universidades podem agendar vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos no início da noite, após o governo de Pernambuco ter autorizado a imunização dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Imunização. Os funcionários das escolas da educação básica já estão sendo vacinados na capital pernambucana desde 29 de abril.

“A partir das 20h de hoje, estará disponível no Conecta Recife o agendamento para as pessoas com 59 anos de idade; todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação da nossa cidade, seja da educação básica, do ensino técnico ou do ensino superior; assim como os aeroviários, os metroviários, os rodoviários e os trabalhadores portuários", explicou o prefeito.

João Campos informou que as pessoas que pertencem a esses grupos devem entrar em contato com as instituições que atuam para pegar o formato correto dos documentos para anexar no Conecta Recife. Segundo ele, a prefeitura está repassando o modelo do documento para as instituições.

Podem agendar a vacina os funcionários do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), da educação técnica e do ensino superior da capital pernambucana. 
O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo ao qual pertence.

Até a última quarta-feira (26), segundo o Vacinômetro, painel virtual mantido pela prefeitura, 15.069 funcionários de escolas receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é que 16 mil funcionários da educação básica sejam imunizados no Recife. 

De acordo com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as declarações de vínculo aos diretores de centro e gestores de unidades administrativas da instituição serão entregues a partir das 15h desta sexta-feira (28).

Segundo a UFPE, os dirigentes irão organizar a distribuição localmente, como ocorreu na etapa que abrangeu recentemente o Colégio de Aplicação, com logística que visa atender da melhor forma o agendamento conforme datas previstas pelas autoridades sanitárias, evitando aglomerações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

OUTRAS REDES

Em Olinda, o JC procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde para saber se há alguma definição também em relação a datas e quais grupos serão vacinados primeiro, mas até a publicação desta matéria não tinha tido definição.

Em Jaboatão dos Guararapes, trabalhadores da educação, de unidades públicas e privadas, podem agendar a data para tomar vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (28). Mas a dose será liberada, nesta etapa, apenas para quem tem idades entre 40 e 59 anos.

No Cabo de Santo Agostinho, começou nesta quinta-feira (27) a vacinação, em fases, dos trabalhadores da educação. Segundo a prefeitura, o primeiro ciclo de imunização vai até este sábado e voltado apenas para quem atua na rede municipal de ensino.

Concluída essa etapa, e com a chegada de novas doses, a prefeitura informa que a campanha continuará na quinta-feira (3) da semana que vem, com os trabalhadores da educação das redes estadual, federal e particular que atuam no município, inclusive do ensino superior. Mas apenas o pessoal ativo será vacinado.

POSTOS DE VACINAÇÃO

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Tags

Autor