IMPRENSA

Unicap promove evento sobre o impacto da tecnologia no jornalismo; confira a programação

De caráter internacional, o colóquio reúne pesquisadores e profissionais da mídia para debater a relação entre a profissão, plataformas digitais e consumo de notícias guiadas por algoritmos

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 02/06/2021 às 12:34
Notícia
X

Na próxima segunda-feira (7), data em que se comemora o Dia da Liberdade de Imprensa, a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promove o colóquio internacional "Informe-se, você está sendo monitorado". O evento é gratuito e reúne pesquisadores e profissionais da mídia para debater um dos principais dilemas atuais acerca da profissão - a relação entre jornalismo, plataformas digitais e consumo de notícias guiadas por algoritmos. O momento será dividido em duas sessões, transmitidas pelo canal do Youtube de Jornalismo da Unicap, das 19h as 22h.

A primeira sessão contará com a apresentação da pesquisa desenvolvida pelo professor Diego García Ramírez, da Universidad del Rosario (Bogotá, Colombia), presente no artigo "Jornalismo na economia da atenção: a relação entre plataformas digitais e organizações jornalísticas", publicado na Brazilian Journalism Review (BJR). Em sequência, o segundo momento conta com a palestra de Márcio Carneiro dos Santos, da Universidade Federal do Maranhão (São Luís, UFMA), que apresentará o artigo também publicado na BJR intitulado "A operação jornalística guiada por dados: reconfigurando a percepção de valor da notícia com algoritmos, inteligência artificial e personalização estendida".

"Um dos objetivos da Cátedra Luiz Beltrão é fomentar o diálogo permanente entre Academia e indústria de mídia, por meio da reflexão crítica e do debate qualificado, baseado em evidências científicas. Esse evento foi pensado a partir dessa perspectiva", declara Juliano Domingues, coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Após as apresentações, haverá também um momento de debate com a participação de profissionais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e de pesquisadores da Unicap. O público poderá participar enviando perguntas e interagindo através do chat.

 

Confira a programação:

Sessão 1 – 19h – 20h30

Jornalismo na economia da atenção: a relação entre plataformas digitais e organizações jornalísticas


Palestrante/autor: DIEGO GARCÍA RAMÍREZ, Universidad del Rosario, Bogotá – Colombia

RESUMO – O artigo analisa a relação entre organizações jornalísticas e plataformas digitais como Facebook e Google. Com base na economia da atenção e no conceito de audiência-mercadoria, expõe-se como, no atual mercado da atenção, as empresas do Vale do Silício conquistaram uma posição dominante na distribuição de conteúdos informativos, captando a atenção dos consumidores e, portanto, a venda de audiência mercadoria. A situação tem afetado o modelo de negócios das empresas jornalísticas que baseiam suas receitas na publicidade.


Link para o artigo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1332

 

Debatedores:

- Profa. Dra. Maria Carolina Monteiro, diretora da Escola de Comunicação da Unicap
- Carlos Humberto, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
- Maria Luiza Borges, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação


Mediador:

Prof. Dr. Juliano Domingues, Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, Unicap

 

Sessão 2 – 20h30-22h

A operação jornalística guiada por dados: reconfigurando a percepção de valor da notícia com algoritmos, inteligência artificial e personalização estendida

Palestrante/autor:
MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão, São Luís – Maranhão – Brasil | [email protected]

RESUMO – Discute-se a reconfiguração estratégica da utilização de dados dentro das organizações jornalísticas, através de algoritmos e soluções de inteligência artificial, entre elas especificamente o aprendizado de máquina, como alternativa para elevação da percepção de valor sobre o produto informativo, reduzida pela fragmentação das audiências, explosão de emissores, concorrência indireta das grandes empresas de tecnologia e transformações do ecossistema de meios digitais. Tal abordagem propõe a identificação de padrões de interesse, a predição de engajamento social e a alocação de recursos para coberturas como formas de expandir o atual nível de personalização oferecido aos consumidores de notícia.


Link para o artigo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1295


Debatedores:

- Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, coordenador do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea e professor do Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap
- Romeu Leite, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Mediador:

Prof. Dr. Juliano Domingues, Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, Unicap


Tags

Autor