COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Paulo Freire é tema de concurso de poemas, cartões-postais e vídeos em Pernambuco

Alunos de escolas da rede estadual podem participar. Em 2021, o educador Paulo Freire faria cem anos em setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/06/2021 às 17:55 | Atualizado em 07/06/2021 às 18:59
Notícia
X

Um dos mais importantes educadores do Brasil, com reconhecimento internacional, o pernambucano Paulo Freire será tema de um concurso promovido na rede estadual de ensino de Pernambuco. Alunos serão estimulados a escreverem poemas, desenharem cartões-postais e produzirem vídeos baseados em ideias do educador que completaria 100 anos em setembro.

O concurso foi lançado nesta segunda-feira (07) pela Secretaria Estadual de Educação e Assembleia Legislativa de Pernambuco. De 9 de junho a 30 de julho será o período para produção dos trabalhos. De 2 a 6 de agosto haverá inscrição na etapa escolar. Depois estão previstas mais duas fases: seleção nas Gerências Regionais de Educação e por fim pela secretaria e Alepe.

Haverá premiação para os três primeiros lugares de cada categoria. Os vencedores vão ganhar um tablet e um kit literário. Aqueles que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão um smartphone e um kit literário. O resultado sairá em 17 de setembro, dois dias antes da data de aniversário de Paulo Freire (19 de setembro).

Na categoria poema podem participar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Os estudantes terão que escrever uma poesia baseado na citação "A leitura do mundo precede a leitura da palavra".

Na categoria cartão postal deverão se inscrever estudantes das séries finais do ensino fundamental, EJA (anos finais) e Projeto Travessia - ensino fundamental. A frase para inspirá-los é "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Os vídeos poderão ser feitos pelos alunos do ensino médio regular, do EJA e do Travessia. O tema, com a frase de Freire, será "Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".

Veja edital do concurso.

NOVA LEI 

Uma nova lei, sancionada semana passada pelo governador Paulo Câmara, estabelece a realização de ações anuais nas escolas públicas de Pernambuco em celebração ao legado de Paulo Freire. A lei, originada de um projeto do deputado Professor Paulo Dutra (PSB), determina que na semana do aniversário do educador sejam realizadas aulas temáticas, ações culturais, eventos ou outros meios que exaltem a vida e a obra dele.

BIOGRAFIA

Paulo Freire nasceu no Recife em 1921. Sua obra se destacou no Brasil e no mundo, sempre com uma visão de educação libertadora e merecedora de inúmeros prêmios. Ele criou um método para alfabetizar adultos, com destaque para os alunos de Angicos, Rio Grande do Norte, na década de 60. 

Lecionou em importantes universidades como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) . Foi secretário de Educação da cidade de São Paulo em 1989.

Morreu em maio de 1997, vítima de um infarto. Em 2012, por meio da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, de autoria da Deputada Federal Luíza Erundina, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

 

Tags

Autor