COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Abertas inscrições para seleção das escolas de Aplicação da UPE

Candidatos devem se inscrever até 14 de julho. Provas serão no dia 14 de novembro. Há vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/06/2021 às 17:18 | Atualizado em 14/06/2021 às 17:20
Notícia
X

Estão abertas, desde esta segunda-feira (14), as inscrições para a seleção das quatro escolas de Aplicação ligadas à Universidade de Pernambuco (UPE). Para o ano letivo de 2022 serão ofertadas 258 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 140 vagas para a 1ª série do ensino médio. As provas vão ser aplicadas no dia 14 de novembro. Interessados deverão se inscrever até 14 de julho.

A taxa de inscrição custa R$ 100 (ano passado foi R$ 85). Candidatos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) do governo federal ou que sejam dependentes de servidores da UPE podem pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição até a próxima sexta-feira (18).

A Escola de Aplicação do Recife fica na capital pernambucana. A Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra está em Garanhus, no Agreste, enquanto a Escola de Aplicação Professor Chaves fica em Nazaré da Mata, na Zona da Mata. Já a Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira está instalada em Petrolina, no Sertão.

Veja a distribuição das vagas por escola:

Escola de Aplicação do Recife
Vagas para o 6º ano (ensino fundamental) - 34
Vagas para o 1º ano (ensino médio) - 10

Escola de Aplicação Professor Chaves (Nazaré da Mata)
Vagas para o 6º ano (ensino fundamental) - 72
Vagas para o 1º ano (ensino médio) - 58

Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Garanhuns)
Vagas para o 6º ano (ensino fundamental) - 80
Vagas para o 1º ano (ensino médio) - 12

Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira (Petrolina)
Vagas para o 6º ano (ensino fundamental) - 72
Vagas para o 1º ano (ensino médio) - 60

COTAS

Metade das vagas das escolas de Aplicação da UPE é reservada para cotistas, ou seja, para quem estudou em escola pública. Para as vagas do 6º ano, os candidatos cotistas devem ter cursado do 1º ao 5º ano em colégio público municipal, estadual ou federal do Brasil. Para as cotas do 1º ano do ensino médio, os concorrentes devem ter estudado do 6º ao 9º ano em escola pública, igualmente no Brasil.

Tags

Autor