COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Prefeitura do Recife anuncia que fará concurso com 1.300 vagas para professores

Não há data ainda para realização do concurso, mas comissão para acompanhar o certame já foi constituída. Paralelamente haverá seleção para contratos temporários

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/06/2021 às 19:08 | Atualizado em 23/06/2021 às 13:42
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (21)  que vai abrir concurso público para contratar 1.300 professores para lecionar nas creches e escolas da rede municipal, mas ainda não há data definida para o certame. Serão 1.100 vagas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 200 para as séries finais do fundamental (6ª a 9ª). Foi formada a comissão organizadora do concurso.

Paralelamente, a atual gestão municipal vai abrir seleção simplificada para preencher esse mesmo quantitativo de vagas. O edital, com o cronograma e demais informações, será publicado nos próximos dias, informa a prefeitura, sem especificar quando. Os selecionados para os contratos temporários vão atuar nas 320 unidades escolares da rede municipal do Recife.

“A gente vai criar neste momento uma comissão para preparar um concurso público e até que ele seja lançado, vamos começar de maneira imediata com a contratação simplificada. Vamos juntos fortalecer a educação na nossa cidade e eu tenho certeza que, com professores e professoras engajados, e com nossos alunos prontos para aprender, a gente vai consolidando a cada dia Recife como a cidade que fortalece a educação”, comentou o prefeito João Campos ao anunciar o concurso. 

A portaria que instituiu a comissão foi publicada no Diário Oficial do município do último sábado (19). O grupo terá como funções o planejamento, acompanhamento e supervisão da realização do certame. Outras etapas do concurso são elaboração do edital e a abertura do chamamento público para contratação de empresa responsável pela realização do processo.

Para as 1.100 vagas do cargo de professor 1 (educação infantil e anos iniciais do fundamental) a carga horária será de 145h/aula, enquanto do professor 2 (anos finais do fundamental) será de 100h/aula. A rede municipal de Recife tem 92 mil alunos e 5.400 docentes.

AULAS PRESENCIAIS

As aulas presenciais nas escolas municipais de Recife, interrompidas em março de 2020 por causa da pandemia de covid-19, só vão voltar no segundo semestre letivo deste ano, previsto para começar em 22 de julho. O retorno será por etapas, divido em três grupos.

Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, as equipes gestoras estarão presencialmente nas escolas a partir desta terça-feira (22). Os docentes irão na próxima semana, no dia 29 de junho. O recesso escolar - na rede municipal as férias oficialmente são em janeiro - está programado para ocorrer de 6 a 21 de julho.

Em 22 de julho voltarão para aulas presenciais as turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Na semana seguinte, em 27 de julho, serão os alunos dos 4º, 5º, 6º e 7º anos do fundamental. Por último, em 3 de agosto, voltarão para a escola as crianças dos 1º, 2º e 3º anos do fundamental e todos da educação infantil. Também nessa data retomarão os estudantes da EJA.


 

 

Tags

Autor